Polícia Ambiental resgata filhote de lobo-guará às margens de rodovia no interior de SP

 Animal foi levado para uma clínica veterinária de Itapeva (SP) e ficou sob os cuidados de profissionais.


A Polícia Militar Ambiental resgatou um filhote de lobo-guará na Rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258), em Itapeva (SP). Segundo a corporação, a equipe foi acionada por um morador que encontrou o animal às margens da pista na manhã de terça-feira (19).

Marcos Mello contou que estava a caminho do trabalho quando encontrou o lobo. Ele disse que, inicialmente, achou que o animal fosse um cachorro abandonado, mas depois percebeu que era um lobo-guará e o aqueceu na blusa até a chegada da equipe.

Como o lobo é filhote, a polícia informou que tentou procurar a mãe do animal nas proximidades, mas ela não foi encontrada. Por isso, ele foi levado até uma clínica veterinária da cidade que presta serviços para a prefeitura de Itapeva.

"Aí ele foi submetido a vários exames, fizeram a hidratação e verificaram se estava tudo em ordem. Como ele é filhote, ainda é muito dependente e precisa de aleitamento, então ficou sob os cuidados dos médicos veterinários", explica o sargento Luiz Américo Gomes.

Ainda conforme a PM, assim que o lobo-guará estiver em condições, as equipes vão analisar se ele será devolvido ao seu habitat natural ou encaminhado para algum centro de reabilitação de animais silvestres.

De acordo com o sargento, o lobo-guará é um animal típico do cerrado que está em risco de extinção, o que torna a atitude do morador que acionou a polícia ainda mais importante.

"Quanto mais desmatamento, mais ele vai sofrer, e o alimento está sendo escasso para eles na natureza. É muito comum a gente encontrar esses animais em fazendas, pequenas propriedades rurais, e eles vêm para perto dos humanos em busca de alimento", completa o sargento.

Em caso de dúvidas em relação a animais silvestres, os moradores podem entrar em contato com a base da Polícia Militar Ambiental por meio do telefone (15) 3522-0115.



Fonte: G1

Leia também: