Agentes da Fundação Casa na região de Itapetininga aderem greve

Grupo pede segurança e salário em 8 unidades de 3 cidades, diz sindicato.
Fundação diz que aumento dos últimos anos chega a 8% acima da inflação.


Agentes da Fundação Casa na região de Itapetininga (SP) aderiram à greve que atinge todas as unidades do estado desde sábado (7), afirmou neste domingo (8) o diretor sindical regional do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), Patrick Morales. A Fundação Casa afirma que os funcionários tiveram aumentos de 8% acima da inflação nos dez últimos anos (confira a nota completa abaixo).
Segundo Morales, são oito unidades com até 30% dos funcionários parados: quatro em Iaras (SP), três em Cerqueira César (SP) e uma em Itapetininga. Funcionários de Iaras e Itapetininga "cruzaram" os braços em frente às unidades no sábado, enquanto agentes de Cerqueira César pararam os trabalhos no sábado e domingo.

Ao todo, a pauta de reinvindicações dos trabalhadores conta com 67 cláusulas. De acordo com o diretor sindical, o principal dos pedidos envolve a contratação de mais funcionários para aumentar a segurança dentro das unidades.

Sobre salários, o sindicato quer um reajuste de 42%, que engloba 5% de ganho real, sendo o restante (37%) reposição de perdas dos últimos dez anos somado à inflação de 11,36% do período de 12 meses encerrado em fevereiro deste ano, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nota da Fundação Casa
A Fundação Casa informou que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar assegurando a presença de 70% dos servidores do quadro funcional em atividade, durante o período de greve. Em caso de descumprimento da decisão, o Sitraemfa pagará uma multa diária de R$ 100 mil reais.

Oficiais de Justiça farão constatações diárias em Centros Socioeducativos a respeito do cumprimento da medida judicial, afirmou o órgão.

A Fundação Casa alegou que nos últimos dez anos, de 2005 a 2015, os sucessivos aumentos dados pela instituição somam 84,56%, sendo que a inflação no mesmo período oscilou em torno de 76,22%, dependendo do índice. Ou seja, que o aumento real acima da inflação é de 8,34%.
´Única unidade de Itapetininga também teve adesão à greve (Foto: Arquivo Pessoal)




































Fonte: g1

Leia também: