Obras devem ser finalizadas em agosto, segundo secretário de Obras.
Trabalhos custarão R$ 7 milhões aos cofres públicos, afirma prefeitura.
As obras na Marginal dos Cavalos, em Itapetininga (SP), entraram na segunda fase, segundo o secretário de Obras, Armando Morelli. A Marginal fica entre a Vila Mazzei e o Jardim Deise e, segundo os moradores, há anos estava com buracos, ondulações na pista e trechos de terra. Além disso, outros problemas relatados pela população eram a falta de sarjetas em alguns trechos e a má conservação da calçada ao lado do ribeirão.
Estimada em R$ 7 milhões, os reparos no local foram divididos em três etapas. A primeira já foi concluída e, segundo Morelli, caso o clima se mantenha estável, a expectativa é de que as obras sejam encerradas até agosto deste ano.
“Estamos fazendo guias, sarjetas e drenos laterais para segurarem a água da chuva. Nos próximos 20 dias a camada do asfalto será arrancada para que o solo seja trocado e, em seguida, para que o pavimento seja colocado. Já estamos na segunda fase e esperamos chegar o mais rápido na terceira fase”, explica.
Após a finalização da primeira fase, que colocou uma contenção de água, haverá construção de uma ciclovia e de outras adequações. “Escutamos as reclamações dos moradores sobre o fato da água da chuva parar nos terrenos. Isso já foi corrigido pela empresa que presta o serviço”, diz.
Contudo, apesar do andamento das obras, alguns moradores reclamam da espera e do número elevado de crateras ao longo da marginal. “É difícil de trafegar por aqui, pois há muitos buracos e parece que as coisas estão bagunçadas ainda. Às vezes, encontramos materiais das obras largados na via e isso complica. Não há sinalização, placas e nem faixas. Está complicado”, comenta o técnico de enfermagem Jonatas Isac da Silva.
“Tem muito buraco ainda e quando chove fica ainda pior. Não dá nem para caminhar direito. Acredito que as obras poderiam ser feitas mais rapidamente”, completa a funcionária pública Enilda Maria Bueno.
Em resposta às reclamações, a prefeitura informou que os serviços na Marginal dos Cavalos estão sinalizados com cavaletes, cones e faixas. Além disso, apontou que equipes da secretaria de Obras fazem vistoria no local e, caso constatem necessidade pontual de sinalização, tomam providências.
Fonte: G1