- ‘Pagamos impostos e já fizemos várias reclamações’, diz morador.
Prefeitura afirmou que desconhece problema e pedidos dos moradores.
Os moradores da Rua Brigadeiro José Vicente de Faria Lima, na Vila Nova Itapetininga, em Itapetininga (SP), estão vivendo sem rede de esgoto. Segundo os moradores, eles sofrem com as fossas cheias instaladas nos quintais das residências e convivem com o mau cheiro. “Moro aqui há 30 anos e até hoje vivo nessa situação”, diz inconformada a costureira Geni Leite Inácio. O Abraão de Lima Ruivo, também morador do bairro, afirma que várias reclamações já foram feitas. “Pagamos os impostos em dia e já cansamos de fazer reclamações na prefeitura”, diz Ruivo.
A Secretaria de Obras do município informou através de nota que não tem registro de reclamações ou pedido de caminhão para limpar fossa. Sobre a implantação de rede de esgoto, a prefeitura informou que enviou ofício para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e aguarda retorno do estudo que eles estão realizando para implantação da rede. A secretaria ainda reforça que quem precisar limpar a fossa da casa, pode ligar no número 156.
Já a Sabesp informou que atende a rua com redes coletoras de esgoto. A via teria sido ampliada após a implantação do sistema e que um projeto para a expansão da rede está sendo feito. Assim que concluído será enviado para a aprovação da prefeitura.
Os moradores contabilizam aproximadamente 30 casas sem sistema de esgoto no bairro. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 23,8 milhões de brasileiros não tem acesso ao saneamento básico.
O morador Fábio Alves Fogaça afirma que em cada casa há pelo menos uma fossa no quintal, mas que sempre estão com a capacidade máxima. “Fica aquele empurra-empurra. A gente vai na prefeitura e eles falam que é problema da Sabesp. Vamos na Sabesp e eles falam que é problema da prefeitura. O que a gente espera é uma solução o mais rápido possível”, conclui o morador.
fonte: G1