Comerciantes desrespeitam decreto da fase vermelha e abrem lojas em Itapetininga

 Apesar das restrições da fase vermelha, alguns comércios e estabelecimentos que não são considerados essenciais permanecem funcionando no município.


A fase vermelha do Plano SP continua valendo para todo o estado até o dia 19 de março. Mas no comércio de Itapetininga (SP) a semana começou com alguns estabelecimentos ignorando as regras de funcionamento durante a pandemia e funcionando normalmente.

O município voltou para a fase mais rígida do Plano de contenção ao avanço do coronavírus, no sábado (6).

Nesta etapa, apenas os serviços considerados essenciais podem funcionar, como indústrias, escolas, bancos e lotéricas, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e serviços de transporte público ou por aplicativos.

Durante a segunda-feira (8), no entanto, várias lojas abriram as portas e o movimento de consumidores aumentou nas ruas da cidade.

No final de semana, a prefeita Simone Marquetto (MDB) fez uma live para explicar como será a fiscalização destes estabelecimentos.

Segundo a chefe do Executivo, a prefeitura está se empenhando na fiscalização e orientação dos estabelecimentos e que equipes da Guarda Municipal Civil (GCM) e da Polícia Militar estão realizando rondas na cidade para identificar e conscientizar os estabelecimentos abertos.



Fonte: G1


Leia também: