Confira pontos para justificativa de voto em Itapetininga e região

Em Itapetininga são cinco pontos espalhados pela cidade.
Quem deixa de votar e justificar fica impedido de fazer concursos públicos.


Os eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral deverão justificar o voto no dia 2 de outubro, data do 1º turno das Eleições 2016. Caso o eleitor não possa votar e justificar a ausência em um dos postos de justificativa, no mesmo dia do pleito, ele tem até 1º de dezembro (ou até 29 de dezembro caso haja 2º turno) para apresentar justificativa ao juiz do cartório eleitoral.
Em Itapetininga (SP), por exemplo, a justificativa poderá ser feita no cartório eleitoral ou em cinco seções, onde o eleitor deverá preencher um formulário fornecido gratuitamente. Em outras 11 cidades da região a justificativa poderá ser feita em qualquer seção (Confira a lista abaixo).
Penalidades
O eleitor que só deixou de votar e justificar por até duas eleições seguidas deverá ir pessoalmente a qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor, preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral pós-eleição e apresentar um documento oficial original com foto, como a carteira de identidade (RG), carteira de habilitação, ou carteira de trabalho
Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral aplica uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso.
Uma das penalidades para quem não justificar a ausência de voto é a impossibilidade de inscrição em concurso público ou prova para ocupação de cargo ou função pública e, consequentemente, a proibição de assumir tais cargos ou funções.
Confira a lista:
Justificativa de ausência de voto pode ser realizada em um cartório eleitoral (Foto: Cleber Akamine/G1)
  •  
CidadeLocal
ItapetiningaEscola Estadual Professor Péricles Galvão, que fica na Estrada Municipal José Correa de Moraes, s/n, Chapada Grande
Escola Estadual Professor Sebastião Villaça, que fica na Avenida Padre Antônio Brunetti, 933, Vila Rio Branco
Escola Estadual Professor Modesto Tavares de Lima, que fica na Rua Acácio de Moraes Terra, 376, Jardim Paulista
Escola Estadual Professor Jair Barth, que fica na Rua Doutor José Sidney da Cunha, s/n, Jardim Bela Vista
Escola Municipal Professora Zarife Yared, que fica na Avenida Professor Francisco Valio, 505, Centro.
TatuíTodas as seções
ItapevaTodas as seções
AvaréTodas as seções
Capão BonitoTodas as seções
CerquilhoTodas as seções
ItararéTodas as seções
São Miguel ArcanjoTodas as seções
TietêTodas as seções
ItaíTodas as seções
ParanapanemaTodas as seções
AranduTodas as seções

Leia também: