Escolas estaduais ficam acima da meta do Ideb em Itapetininga

Melhor desempenho foi no 5º ano do ensino fundamental.
'Trabalho é consequência de várias parcerias', diz diretora Andrea Imero.


As escolas estaduais Adherbal de Paula Ferreira, Astor Vasques Lopes e Major Fonseca foram as escolas públicas mais bem colocadas de Itapetininga (SP) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, pesquisa que mede a qualidade de ensino na educação fundamental e média de todo o país. O envolvimento dos alunos e trabalho em conjunto com os pais foi um dos motivos dados pelas direções das escolas para a boa colocação no ranking.
As escolas Astor Vasques Lopes e Major Fonseca obtiveram nota 7.2 no 4º ano e 5º ano do ensino fundamental em 2015. Em 2013, última avaliação, a Escola Estadual Major Fonseca liderou com nota 6.8. A diretora da escola Astor Vasques Lopes, Arlete Milanezi Ansbach, exalta o orgulho da equipe de ensino ao ver a escola sair dos 6.1 em 2013 e subir 1.1 ponto. “A nota 7 é o ‘máximo’ do Ideb. Ela era prevista para 2030. Por isso traz muita felicidade”, afirma.
A Adherbal de Paula Ferreira ficou em primeiro lugar no 8º e 9º ano do ensino fundamental. A unidade atingiu nota 6.2. A diretora da unidade, Andrea de Cássia Imero, salienta que o resultado se deve a um trabalho em equipe. “Eu acho que o trabalho é uma consequência de várias parcerias. Nós temos o acompanhamento dos pais. Os pais aqui são muito presentes. Nós temos um corpo docente muito envolvido e temos bons alunos.”
Para o diretor do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino de Itapetininga, Alexandrus Silva Reis, os resultados só foram possíveis com a qualificação dos professores. “O resultado é de todos, de todos os segmentos, inclusive começando lá na escola pela equipe gestora e os professores. E também passando pela Diretoria de Ensino com o monitoramento e acompanhamento da supervisão pedagógica, além do Núcleo Pedagógico através das orientações técnicas dos cursos de formação que são oferecidas pela Secretaria”, completa.
‘Muito estudo’
A estudante Julia Franco, de 11 anos, aluna da escola Astor Vasques Lopes conta que o resultado alcançado pelos alunos aconteceu depois de muito estudo de todos.
“Até o dia da prova eu estava muito nervosa e todo mundo estava. Então, na hora que chegou a prova nós sabíamos a resposta, mas deixávamos para depois para ler mais e ter um tempinho para entender aquela pergunta. E no fim ocorreu tudo bem. Nós fomos bem na prova e graças a Deus estamos aqui”, diz.
A aluna Nayumi Nayara Fogaça, também de 11 anos, ressalta que depois de muito esforço veio a recompensa. “É muita felicidade. Orgulho também da escola por ter nos ajudado nesse período. É muito importante.”
Peterson Mello, de 15 anos, alega que os professores ajudaram os estudantes a alcançarem os resultados. “A escola tem um ensino muito bom, de qualidade. E pelo rendimento e comprometimento dos professores eles conseguiram acompanhar nosso desenvolvimento para que alcançássemos um resultado muito bom nessa prova”, conta.
Adherbal de Paula Ferreira manteve liderança no município (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: