Funcionários de ONG encontraram 22 animais no local.
Prefeitura realizou limpeza do espaço na manhã desta sexta-feira (8).
Funcionários da ONG União Internacional de Proteção aos Animais (Uipa) resgataram 22 filhotes de cães, na manhã desta sexta-feira (8), durante uma limpeza realizada no "lixão" que está sendo desativado em Itapetininga (SP). De acordo com a presidente da Organização, Graziela Gomes Leonel, os animais foram encontrados no local após denúncia anônima.
“Soubemos que os caminhões da prefeitura estariam fazendo a limpeza do mato e nós fomos informados de que havia vários ninhos de cadelas com filhotes no local onde passariam as máquinas. Então, desde que recebemos essa ligação, ficamos preocupados em chegar aqui para procurar esses filhotes, que seriam soterrados vivos. Não foi fácil, pois tivemos que rastejar no chão para recolher os filhotes. Mas, conseguimos localizá-los. Agora, precisamos das mães também, porque eles estão sendo amamentados”, conta.
Segundo Graziela, os filhotes foram encontrados em duas horas. No entanto, apenas uma cadela foi recolhida. Agora, é necessário que mais uma seja resgatada para que os animais sejam alimentados. “Nós conseguimos pegar uma mãe, mas estamos tentando recolher outra. É muito difícil, pois são muitos cães e a maioria deles tem entre seis e oito meses. A ONG já está com 260 animais, com mais esses 22, nossa capacidade ficará ultrapassada”, diz Graziela.
Ainda de acordo com a presidente, a entidade necessita da ajuda de empresas e moradores da cidade. Uma campanha de adoção será realizada. “A gente precisa da doação de leite e ração pastosa para fornecer aos cães. Além disso, precisamos que a prefeitura interrompa momentaneamente a limpeza para que outros animais possam ser resgatados. Há muitos bichos no local e a nossa maior dificuldade é escolher quais cães levar e deixar aqui no lixão”, conclui.
Para ajudar, a Uipa de Itapetininga fica na rua Otávio Ferreira de Almeida, número 36, na Vila Mazzei. Mais informações pelo telefone 3272-211.
Fonte: G1