Ecoponto de Itapetininga é alvo de queimadas na Vila Prado

Fumaça chega no prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Moradores reclamam das queimadas e pedem fiscalização pelo local.


O ecoponto de Itapetininga (SP), localizado na Vila Prado, tem sido usado por moradores como local para queimar entulhos. A fumaça, além de incomodar os vizinhos, também afeta os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), já que o prédio fica ao lado.
“Tem sido uma rotina essas fumaças. Os alunos chegam a sair das salas para poderem entender o que está acontecendo. Estamos em uma escola de educação especial e muitos têm problemas respiratórios. Então, isso nos causa muitos problemas”, afirma a diretora da Apae Sandra Malavazzi.
A auxiliar de educação Rosângela Rodrigues, que trabalha na Apae, define a situação como desesperadora. “Se para quem não tem problema respiratório já é irritante, imagina para nós que lidamos com crianças especiais”, conclui.
De acordo com o aposentado José de Oliveira, alguns moradores começaram a incendiar os entulhos e a provocar queimadas pelo bairro. “Estavam queimando sofá, colchão e até galhos de árvores. As labaredas chegam a três ou quatro metros de altura. Teve um vizinho que até queria fazer uma denúncia porque o filho foi internado com problemas de saúde por causa da fumaça”, revela.
Em nota, a prefeitura afirmou que já foram constatadas algumas invasões e que vigias passam pelo local para fiscalizarem a área e constatarem se há fogo nos materiais.  Além disso, boletins de ocorrência já foram registrados na Polícia Civil e os casos serão investigados.
Queimadas em ecoponto chegam até unidade da Apae em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: