GM faz mais de 400 apreensões de linhas com cerol nas férias de julho

- Balanço foi divulgado apenas neste mês pela Prefeitura de Itapetininga.
Multa é de até R$ 7.695 para quem comercializa ou o utiliza nas pipas.


A Guarda Municipal (GM) e parceiros, durante a campanha de combate ao cerol realizada em julho deste ano, realizou mais de 400 apreensões de carretéis de linha com substâncias cortantes emItapetininga (SP), segundo balanço divulgado neste mês pela prefeitura. A corporação pede atenção aos pais para o período de férias já iniciadas.
A Lei Municipal nº 4.934/2005, que proíbe o comércio dessas substâncias e também o uso delas nas pipas e rabiolas, prevê multa de até R$ 7.695 para quem comercializa e as utiliza. O Código Penal também prevê responsabilidade criminosa àquele que oferecer riscos à vida de outrem.
Estas substâncias são conhecidas como cerol (derivadas de pó de vidro e cola, de fabricação caseira) ou linha chilena (fabricada com um tipo de alumínio que é mais cortante que faca).
Em Itapetininga, elas já fizeram vítimas fatais e outras tantas sofreram inúmeros ferimentos graves. Além de pessoas, aves também sofrem com a brincadeira. As linhas se tornam imperceptíveis no ar, sendo que os pássaros se enroscam e têm partes do corpo decepadas.

Fonte:G1

Leia também: