Parque fechado desde 2012 sinaliza descaso e abandono em Itapetininga

- Área de 300 mil metros quadrados têm lixo perto de lagos e trilhas largadas.
Prefeitura disse que fez estudos, mas encontrou dificuldades para projeto.


O Parque Municipal São Francisco de Assis, em Itapetininga (SP), está fechado para visitas desde 2012 e está em situação de descaso e abandono. Nem as placas de sinalização e nem as trilhas estão preservadas. Na beira do lago tem lixo jogado, sinal de que tem gente passando pelo local, mas sem ter o cuidado que o local merece. A Prefeitura disse que fez estudos, mas encontrou dificuldades para elaborar um projeto de parque turístico.
A cerca e o cadeado não são suficientes para impedir a entrada de qualquer pessoa, mas dão recado bem claro: visitantes não tem acesso livre ao parque. Mais de 300 mil metros quadrados de área verde fechada para visitação. O parque foi criado em novembro de 1979, mas fechou em 1982. Abriu de novo em 2011, mas em 2012 fechou outra vez.
A reportagem da TV TEM fez a trilha, mas não conseguiu descer o caminho todo com o equipamento. Com imagens de uma câmera de celular, a equipe mostrou que o chão estava bem escorregadio porque havia muita lama por causa da chuva dos últimos dias e a trilha também é bem estreita.
Logo no começo da trilha, a equipe encontrou placas com nomes de espécies nativas e um recado para que se preserve a natureza. Alguns metros à frente, dá para ver como o parque poderia ser bem aproveitado.

Resposta da Prefeitura
Na beira do lago, a equipe encontrou lixo jogado. Em outro lago, também dentro do parque, a água estava suja e havia lixo em volta. O local, no passado, já forneceu água para o abastecimento de Itapetininga (SP).
A prefeitura disse ainda que, como o parque está fechado há mais de 30 anos,  a logística de mudança na estrutura física se torna extremamente complicada e bastante cara. O local é Área de Preservação Ambiental e uma eventual mudança não poderia causar nenhum tipo de dano à vegetação, além de ser necessária a autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a implantação do parque. Na nota, disse também, que não abandonou o local e que suas equipes são enviadas ao local constantemente.

Placas de sinalização estão deterioradas em parque fechado de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Leia também: