Lamentável.

Ecoponto de Itapetininga vira 'lixão' e mau cheiro incomoda vizinhos

'Tira a foma da gente', diz aposentado sobre problema na Vila Prado.
Prefeitura não respondeu sobre falta de limpeza, mas explica como fazer.

O ecoponto de Itapetininga (SP), localizado na Vila Prado, foi transformado em um verdadeiro “lixão”, segundo moradores. Eles afirmam que o local não recebe limpeza há certo tempo, por isso animais peçonhentos começaram a aparecer na região e o mau cheiro incomoda. “Tira a fome da gente, não dá fome. É o lugar em que moramos, se pudéssemos ir embora. Mas é onde dormimos, comemos e fica esse cheiro. É ruim”, reclama o aposentado José Lúcio de Oliveira.
A prefeitura não informou se há e o motivo para a falta de limpeza apontada por vizinhos. Mas explica como é feita para cada tipo de resíduo: na construção civil e demolições a limpeza é feita por caçambeiros e carroceiros, alguns produtos usados em estradas rurais; resíduos de poda e corte de árvores trituradas serão usados para canteiros e jardins; em caso dos resíduos eletrônicos, a prefeitura aguarda licitação para a empresa licenciada fazer a retirada no local; já os pneus devem ser encaminhados para qualquer borracharia da cidade, que levará à empresa de reciclagem.
Mas a reclamação do aposentado Oliveira não é isolada. A dona de casa Jocilene de Oliveira também sente no dia a dia os problemas gerados pelo espaço municipal. “Vem rato, barata, escorpião. Virou um deposite de lixo, só que ao invés de tirar, eles acabam deixando aí.”
Além do mau cheiro e animais peçonhentos, o acúmulo de matérias eletrônicos e outros gera risco de proliferação de dengue. A aposentada Maria Roque destaca a possibilidade, e comenta como o combate ao mosquito deveria ser feito: “Eu cuido daqui e os vizinhos cuidam da casa deles.”
Monte de restos de televisões podem atrair mosquito da dengue (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: g1.globo.com/itapetininga
tv tem.


Leia também: