Itapetininga registra mais de 400 casos de dengue

 Ao todo, são 409 casos positivos, sendo que, no mesmo período do ano passado o número de casos confirmados da doença era de 23.


Já passa de 400 o número de contaminados por dengue em Itapetininga (SP) em 2021. Ao todo, são 409 casos positivos, sendo que, no mesmo período do ano passado o número de casos confirmados da doença era de 23.

Com esse aumento no número de casos, a prefeitura da cidade continua realizando ações da operação "Itapê Mais Limpa", fazendo a retirada de materiais, limpeza de ruas e roçagem. Desde janeiro, mais de 70 locais, entre a área urbana e rural, receberam os serviços.

De acordo com a prefeitura, além da operação, a prefeitura também realiza mutirões nos bairros Olho D'Água, Vila Arruda, Vila Prado, Vila Paulo Ayres, Conjunto Habitacional Nisshimbo do Brasil e o Distrito do Tupy.

No total, mais de 500 toneladas de materiais inservíveis foram retirados, equivalendo a 73 caminhões. Nestes pontos, além do recolhimento de materiais, as equipes de controle de vetores percorrem as residências fazendo inspeções e dando orientações aos moradores.

Conforme o Executivo, o trabalho das equipes do setor de controle de vetores, que é ligado à Secretaria de Saúde, é diário e constante durante todo o ano, sendo dividido em seis equipes, informando e orientando sobre os cuidados, prevenções e criadouros do mosquito.

Descarte de materiais

A prefeitura ainda informou que, no município, também existe um ponto de entrega voluntária para o descarte gratuito de materiais de construção, jardinagem, móveis desmontados, madeiras e materiais recicláveis.

O ponto, conhecido como PEV, fica na Rua Alceu Corrêa de Moraes, número 1.109, no bairro Jardim Vieira. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Se o local de descarte de lixo dos moradores for um local público, a Secretaria de Serviços Públicos é acionada para fazer a limpeza. Contudo, quando a área é particular, uma notificação ao responsável é aplicada e se a limpeza não foi realizada em 15 dias, o proprietário é multado em cerca de R$ 1,7 mil.



Fonte: G1



Leia também: