A fase vermelha estabelece que apenas serviços essenciais podem funcionar e restringe o funcionamento de comércios, bares e restaurantes por meio de delivery ou drive-thru.
A mudança anunciada pelo governador João Doria (PSDB), que retrocede todo o estado para a fase vermelha do Plano SP, entra em vigor neste sábado (6). Com a medida, 28 municípios da região, que pertencem a DRS de Sorocaba (SP), sofrerão restrições no funcionamento das atividades econômicas durante a quarentena da Covid-19.
Estas cidades estavam na fase amarela do Plano SP desde o dia 22 de fevereiro. Além delas, outros municípios pertencem aos Departamentos Regionais de Saúde de Bauru e Marília (SP). Estas, no entanto, já estavam na fase vermelha do Plano e não sofrerão alterações.
A fase vermelha estabelece que apenas serviços essenciais podem funcionar e restringe o funcionamento de comércios, bares e restaurantes por meio de delivery ou drive-thru.
Por outro lado, ao contrário de aplicações anteriores desta classificação, o estado desta vez autorizou a continuidade das aulas presenciais nas redes pública e privada, mas as prefeituras têm autonomia para decidir se interrompem as atividades. Confira como fica a região:
Atividades liberadas na fase vermelha
Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal;
Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres (diurnas e noturnas). É vedado o consumo no local;
Bares, lanchonetes e restaurantes: serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru). Válido também para lojas em postos de combustíveis; Há proibição de vendas de bebidas alcoólicas depois das 20h.
Igrejas: permitido o atendimento presencial, restrito até às 20h, e com 30% da capacidade.
Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;
Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;
Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;
Segurança: serviços de segurança pública e privada;
Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.
O que fica fechado com a fase vermelha
Comércio de rua e shoppings
Bares e restaurantes (presencialmente)
Venda de bebidas alcoólicas depois das 20h
Salões de beleza, cabeleireiros e similares
Academias, centros esportivos e clubes sociais
Aulas presenciais em faculdades, com exceção dos cursos superiores da área de saúde
Parques e espaços públicos
Cinemas, teatros, salas de espetáculos, museus, galerias e bibliotecas
Eventos e convenções
Aulas suspensas na região
São Miguel Arcanjo
A prefeitura de São Miguel Arcanjo anunciou nesta quinta-feira (4) o cancelamento provisório das aulas presenciais das redes municipal, estadual e privada de ensino por 14 dias. Segundo a prefeitura, a medida começa a valer no sábado (6).
Além da suspensão das aulas, a prefeitura ainda decretou o funcionamento apenas de serviços essenciais, tais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados.
Itaí
A prefeitura de Itaí publicou um decreto nesta quarta-feira (3) suspendendo provisoriamente as aulas presenciais das redes municipal, estadual e particular. A medida foi tomada por causa do aumento de casos de Covid-19 na região, informou o Executivo.
Ainda de acordo com a prefeitura, as escolas podem continuar suas atividades por meio do sistema ensino à distância (EAD). A previsão é que o retorno das aulas presenciais aconteça a partir de 30 de março.
Piraju
A prefeitura de Piraju decretou nesta quarta-feira (3) a suspensão das aulas presenciais das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, que começam a valer nesta quinta (4).
No documento, também ficou decretada a suspensão provisório de atividades realizadas pelo Projeto Guri, escolas técnicas, projetos sociais e Apae, ficando estabelecido o sistema de atividades remotas até 30 de março.
Já para o comércio, estabelecimentos não essenciais que estiverem abertos na fase vermelha serão multados no valor de R$ 4 mil. Supermercados também passarão por fiscalização e o número de pessoas será limitado na entrada. Contudo, crianças menores de 12 anos estão proibidas de entrar.
Taquarituba
Em Taquarituba, a prefeitura anunciou na terça-feira (2) a suspensão das aulas presenciais das redes municipal, estadual e privada de ensino, como maneira de conter o avanço da Covid-19 na cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial e começa a valer nesta terça.
Segundo a prefeitura, embora todos os cuidados de prevenção tenham sido adotados no município, a prefeitura se preocupa com o aumento de casos suspeitos e positivos da doença e também com a falta de leitos para pacientes.