O protesto foi motivado pelo reajuste do ICMS no estado de São Paulo na compra de veículos novos e usados. A manifestação percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.
Um protesto contra o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado de São Paulo reuniu donos de concessionárias e de lojas de automóveis em Itapeva (SP). A manifestação aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) nas principais ruas e avenidas da cidade.
Segundo Rafael Chamorro, um dos participantes do protesto, a manifestação reuniu representantes de 27 lojas de veículos de Itapeva. O evento foi pacífico e durou cerca de 2 horas.
O protesto foi motivado pelo reajuste do ICMS no estado de São Paulo na compra de veículos novos e usados. Esse aumento passou a valer na última sexta-feira (15).
A mudança fez a alíquota para carros zero quilômetro passar de 12% para 13,3%. Já para carros usados, foi de 1,8% para 5,3% - aumento de 207%.
De acordo com Chamorro, esses aumentos vão diminuir ainda mais a margem de lucro dos lojistas. Segundo ele, o consumidor também será prejudicado, pois, na hora da negociação, o veículo usado poderá ser avaliado com um valor menor na hora da troca.
O governo informou que o objetivo do ajuste fiscal é proporcionar ao estado recursos para fazer frente às perdas econômicas causadas pela pandemia de Covid-19.