Segundo a prefeitura, cerca de 30 famílias tiveram casas alagadas; um homem com deficiência precisou ser resgatado pelos bombeiros após imóvel ficar inundado.
Uma chuva forte atingiu Itararé (SP) na manhã deste domingo (7) e causou pontos de alagamento em diversos bairros. Segundo o Corpo de Bombeiros, o Córrego da Prata, que corta a cidade, transbordou e deixou ao menos 20 casas alagadas.
Na região do Bairro Velho, por exemplo, a equipe dos bombeiros precisou entrar em uma das casas e resgatar um homem com deficiência física de 40 anos, que estava no local.
Em imagens, é possível ver o momento do resgate. A água que estava no imóvel chegou à altura do joelho do bombeiro.
Segundo a prefeitura, 30 casas foram atingidas pela chuva e as famílias estão recebendo auxílio. Uma delas será acolhida com aluguel social, duas receberão alimentação e em duas casas foi necessário fazer a retirada da água por uma bomba.
Os bairros alagados foram: bairro Santa Terezinha, Parque das Nações, Centenário, Distrito Industrial e bairro Velho.
Equipes da Defesa Civil e Assistência Social estão desde 7h nas ruas, fazendo o levantamento e o mapeamento dos estragos. Até o momento, as equipes contabilizaram 30 famílias atingidas, mas o relatório final ainda não está completo.
Além do acompanhamento, o Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC) está reunido, em caráter de emergência, para análise e elaboração de um plano de ação denominado Operação Acolhida.
Todas as famílias envolvidas receberão um kit limpeza, fornecido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O kit é composto por um litro de álcool líquido 70%, um frasco de 500g de álcool gel, um quilo de sabão em pó, dois litros de desinfetante, dez unidades de sabão em pedra, quatro luvas de borracha, um pacote de saco de lixo, dois frascos de detergente, dois litros de água sanitária, 25 máscaras descartáveis e um galão de cinco litros de sabonete líquido.
As famílias que perderam alimentos com a chuva, receberão, ainda, uma cesta básica.
Força-tarefa
A partir da próxima segunda-feira (8), uma força-tarefa será realizada em conjunto com a assistência social para visitas e acompanhamento das famílias que tiveram perdas e danos materiais com a chuva.
Também nesta segunda (08), será mobilizada uma campanha de arrecadação de roupas, móveis, colchões e eletrodomésticos, onde a sociedade poderá contribuir com as famílias necessitadas.
Pluviômetro
De acordo com a média histórica, registrada desde 2004, os níveis de chuva, no mês de março, é de 100mm, aproximadamente. Somente no período de uma hora, choveu 89mm, quase 90% da média esperada para o mês inteiro.
Fonte: G1