Pelo decreto diocesano, a participação de fiéis nas igrejas está limitada em até 30% da capacidade total. Horários das missas também devem ter aumento aos finais de semana.
Após o anúncio de flexibilização da economia referente ao Plano São Paulo, do governo do estado, devido à pandemia de coronavírus, algumas igrejas e templos da região de Itapetininga (SP) vão poder retornar com as atividades seguindo as normas decretadas pelas prefeituras e medidas de prevenção impostas pelas autoridades de Saúde.
Entre as medidas está a redução em 30% da capacidade das igrejas.
O Padre José Saraiva Júnior, que é reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, explicou que as adaptações de higiene e segurança já estão em estudo e devem começar a serem aplicadas nesta semana na igreja.
Ainda segundo o padre, fichas por cores e datas diferentes foram confeccionadas pensando no controle do número de fiéis dentro da igreja. As fichas são senhas que vão ser distribuídas, a partir de quarta-feira (3), para que as pessoas possam participar das celebrações.
"As senhas vão ter data e hora, cada missa de uma cor. Cada pessoa vai ter direito a duas senhas", explica o padre.
Saraiva Júnior diz ainda que o Santuário de Itapetininga tem capaciadade para 940 pessoas, mas com as medidas de distanciamento, a igreja vai receber em torno de 200 pessoas.
A igreja também está recebendo marcações nos bancos e chão para sinalizar a distância entre os fiéis.
Na sexta-feira (29), o bispo de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, se reuniu com o conselho de presbitérios para definir como as paróquias vão se adaptar neste período.
Pelo decreto diocesano, a participação de fiéis nas igrejas está limitada em até 30% da capacidade total do ambiente. Além disso, os horários das missas também devem ter um aumento aos finais de semana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/s/IGEldoR5OjEd3J0oAp4w/senha.jpg)
Fonte: G1