Reorganização altera o funcionamento da Justiça Eleitoral na região de Itapetininga

Mudanças acontecerão em Laranjal Paulista, Cesário Lange e Sarutaiá. Efetiva reorganização ainda será regulamentada pelo tribunal no prazo de 60 dias.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou a resolução que prevê a reorganização da Justiça Eleitoral no Estado, o chamado rezoneamento, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na região de Itapetininga (SP), três cidades foram afetadas pela reorganização.
Em Laranjal Paulista (SP), por exemplo, foi extinta a 209ª Zona Eleitoral, que foi incorporada à 142ª Zona Eleitoral de Tietê (SP).
Já Cesário Lange (SP), que pertencia a 140ª Zona Eleitoral de Tatuí (SP), passou para a 355ª Zona Eleitoral de Cerquilho (SP).
A cidade de Sarutaiá (SP), que fazia parte da 94ª Zona Eleitoral de Piraju (SP), passou para a 234ª Zona Eleitoral em Fartura (SP).
Segundo o presidente do TRE, Mário Devienne Ferraz, o eleitor não será prejudicado com as mudanças. As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento com estrutura e capacidade para atender às demandas da população.
A efetiva extinção das zonas eleitorais e o remanejamento dos eleitores ainda serão regulamentados pelo tribunal, tendo em vista a readequação das rotinas internas, no prazo de até 60 dias.

Em todo estado de São Paulo, serão extintas 32 das 425 zonas eleitorais, bem como remanejado o eleitorado entre zonas e municípios.


Fonte: G1