Foram registrados 40 furtos em janeiro deste ano, segundo a Polícia Militar.
Moradores estão buscando sistemas de videomonitoramento para casas.
Dados da Polícia Militar apontam que os furtos em Itapetininga (SP) aumentaram 122% no mês de janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a corporação, este ano foram registrados durante o mês de janeiro 40 furtos. Em 2016 foram 18. Com isso, devido aos crimes, os moradores afirmam que estão tentando encontrar alternativas para proteger as casas.
O servidor público Everson Lopes Carneiro afirma que colocou sistema de videomonitoramento em sua casa após criminosos terem invadido o imóvel no começo deste ano.
“Me sinto mais seguro agora com a câmera, porque eu posso visualizar em tempo real o que está acontecendo na minha residência. Se algum veículo para em atitude suspeita, é uma forma de você entrar em contato com a Polícia Militar e passar dados da pessoa. Claro que contamos com esse apoio. Precisamos desse retorno”, afirma.
A administradora de uma central de monitoramento, Vandreia Meira Bueno, afirma que aumentou a procura pelo serviço, que opera 24 horas. “Aqui é autorizado pelo cliente a abrir um link e visualizar o local. Temos o monitoramento 24 horas, os monitores aqui e os seguranças que, se houver disparo, vão até o local. Hoje em dia está tendo muito furto”, afirma.
Para a Polícia Militar, o videomonitoramento é mais uma ferramenta no combate a esse tipo de crime. “É importante que a população faça sua própria prevenção, dificultando a ação dos infratores. É importante colocar uma câmera. É importante estar colocando cerca elétrica e, muito mais do que isso, é importante ver se esses aparelhos estão funcionando. Tivemos vários casos que imagens de câmeras ajudaram a polícia a achar os suspeitos”, afirma o capitão da Polícia Militar Rodrigo Costa Mendes.
Ainda de acordo com o capitão, é importante que, quando o morador sair para viajar, verificar se os portões e janelas estão trancados. “Tem que verificar se sua casa está com a porta, portões e janelas trancados. É importante que avise um amigo para que confirme se não há nenhuma alteração na residência e acionar a Polícia Militar imediatamente se tiver”, ressalta o policial.
Fonte: G1