Venda de fertilizantes cresce na região de Itapetininga, dizem produtores

Queda do dólar e boa safra ajudou no crescimento, segundo produtores.
Dados seguem tendência nacional, cujo acréscimo foi de 12,7%.


A venda de fertilizantes aumentou 10% nos cinco primeiros meses de 2016 em relação ao ano passado, na região de Itapetininga (SP), segundo os agricultores. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), na primeira metade deste ano, 10,19 milhões de toneladas de fertilizantes foram comercializadas no Brasil, o que significa um acréscimo de 12,7% em relação ao ano anterior.
De acordo com os agricultores, a queda do dólar e os bons resultados das safras deste ano contribuíram para a melhoria. O gerente geral Júlio Zavala, que trabalha em uma empresa do setor, conta que o momento é de comemoração para quem investe no ramo, pois a previsão é de que o ano termine melhor que 2015.
 “O que mais gerou lucro foi o milho safrinha, que teve uma venda muito boa principalmente em fevereiro, quando dobramos a estimativa prevista. A desvalorização do dólar contribuiu com os produtores, já que milho e soja são culturas de exportação. Melhorando financeiramente essas culturas, faz com que eles invistam mais também”, indica.
Com 15 hectares de frutas plantadas na propriedade, o agricultor Paulo Rosa Vieira afirma que a expansão da produção foi o que levou a necessidade em aumentar o uso de fertilizantes. “Vou comprar um pouco mais este ano do que em relação ao ano passado devido ao aumento da minha cultura. Vou plantar feijão este ano, coisa que não faço há cinco anos. Agora também estou produzindo uva, o que eu não tinha. O meu ramo é o de fruta de mesa, que tem tido uma boa venda. Então, não podemos parar”, diz.
O produtor Adevaldo Limiro também afirma que a queda no preço dos fertilizantes alavancou a compra do insumo. “Este ano fizemos a adubação com composto mineral, além de usar um produto novo, que é o silício. Acredito que o silício me traga mais renda com a produção da uva, por volta de uns 10 ou 15% a mais”, completa.
Uso consciente
De acordo com o técnico agrícola Daniel Pereira da Silva, os fertilizantes são compostos químicos utilizados para o aumento da quantidade de nutrientes do solo. O especialista afirma que, caso seja distribuído da maneira adequada, o insumo não traz malefício algum. “Os fertilizantes são nutrientes responsáveis para o crescimento da planta. Eles não geram perigo, pois ficam no solo. Lógico, desde que seja utilizado da forma correta”, finaliza.
Bom preço e safra contribuíram para aumento, dizem produtores (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: