Vizinhos colocam placas em bairro para avisar ladrões sobre vigilância

Trinta placas foram colocadas em bairro de Itapetininga (SP).
Moradores criaram grupo na internet sobre vigilância solidária.

Moradores do bairro Athenas do Sul, em Itapetininga (SP), decidiram criar um grupo no aplicativo de celular para alertar os vizinhos sobre suspeitos na vizinhança e evitar roubos nas casas. Com a criação do grupo, os moradores colocaram 30 placas pelos bairros que avisam aos ladrões que a área está sendo vigiada pela "vizinhança solidária".
O morador Leandro José Alves afirma que já foi vítima de furto em sua residência e, após a criação do grupo e das placas pelo bairro, os crimes diminuíram.
“Já tive a casa furtada várias vezes. Criamos o grupo há dois meses e, agora sou informado de tudo que está acontecendo no bairro. A ideia de colocar as placas foi principalmente alertar que existe esse grupo vigiando. Então, se alguém vir para cá com o objetivo de furtar e roubar, vai ver as nossas placas e saber que algo será feito e que vamos acionar a Polícia Militar. É para avisar que estamos atentos”, conta.
A empresária Mara Cristina Costa Alves conta que trabalha o dia todo e só volta pra casa no período da noite. Com medo, antes ela ligava para o marido para avisar que estava entrando no bairro. Contudo, com a iniciativa dos vizinhos de criar o grupo de vigilância, ela afirma que não tem mais a sensação de insegurança.
“Eu chegava tarde e não sabia o que ia encontrar pelo bairro. Com o grupo eu me sinto mais tranquila. Eu olho no celular, vejo se está tudo certo e vou para a casa tranquila. Eu sei que meu vizinho está olhando por mim. Quando tem alguma coisa estranha, eles colocam no grupo e avisam todos. Então, resolvemos colocar 30 placas no bairro avisando que a vizinhança está vigiando toda ação suspeita. A Polícia Militar  achou boa a ideia e nos reforçou que sempre devemos ligar para o 190”, conta.
O comerciante Nelson Ribas afirma que o grupo no aplicativo de celular traz uma sentimento de unidade. “A partir do momento que você sabe que cada um está olhando pelo outro, é um sentimento de unidade e de mais segurança. Você sente que pertence a um grupo e não está sozinho”, ressalta.
  •  
Vizinhos criam grupo em aplicativo de celular para avisar ação suspeita pelo bairro (Foto: Reprodução/TVTEM)





































Fonte: G1

Leia também: