Vigilância de Itapetininga confirma caso de meningite bacteriana

Paciente é uma aluna da escola municipal Francisco Fábio Alves.
Prefeitura diz que medicamentos para bloqueio já foram solicitados.


A Prefeitura de Itapetininga (SP), através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (14) um caso de meningite bacteriana registrado em uma aluna da escola municipal Francisco Fábio Alves, no bairro Central Parque 4L. A idade da criança não foi informada.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os medicamentos para realização do bloqueio já foram solicitados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba. A equipe da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga já esteve na escola para dar orientações e averiguar o número de pessoas que tiveram o contato com a criança para receberem a medicação nesta quarta-feira (15).
A Vigilância Epidemiológica vai monitorar o caso e acompanhará o tratamento da paciente. Não foi informado se a criança está internada.
Meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.
A meningite bacteriana é mais grave e, dependendo dos casos, pode levar o paciente à morte em algumas horas após o aparecimento dos sintomas. Entre as meningites bacterianas, a meningocócica costuma ser a responsável pelos quadros mais graves e fatais da doença. Ela é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos. Os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W.
Já as meningites virais costumam ser caracterizadas por um quadro clínico benigno, isto é, que não tem caráter perigoso. Não há tratamento específico. A grande maioria dos pacientes se cura em casa, sem sequelas. Os sintomas assemelham-se aos de viroses em geral.
Fonte: G1

Leia também: