Materiais de construção são alvos de criminosos em obras de Itapetininga

Moradores alegam que furtos são frequentes nos finais de semana.
Segundo a a polícia, proprietários devem evitar deixar material nas obras.


Furtos em obras de construção estão frequentes em bairros de Itapetininga (SP), segundo os moradores. De acordo com o construtor Gilson Borges, ele já teve várias ferramentas furtadas na obra onde trabalha este ano. "Já fui furtado várias vezes e o grande problema é que, quando um material nosso é furtado, a gente não recupera. Nós temos que comprar de novo e saímos no prejuízo. Até tentei fechar o local com madeiras para impedir o crime, mas não adiantou.”, afirma.
O empresário Moacir Rodrigues Filho, que trabalha há 25 anos no ramo da construção, afirma que ele também já foi vítima de furto em obras de construção este ano e os casos estão aumentando principalmente nos finais de semana.
“Está aumentando principalmente no final de semana, porque não tem ninguém. O ladrão entra e dá prejuízo pra gente. Então, para evitar, tem que colocar vigia na obra ou alarme. É o único jeito para amenizar o problema”, conta.
De acordo com o delegado Aguinaldo Nogueira Ramos, os proprietários não devem deixar muito material na construção, principalmente os de alto custo. “Além disso, deve-se colocar um vigia, já que a obra fica vulnerável para esse tipo de ação”, afirma.
Ainda segundo o delegado, a Policia Civil não tem um levantamento específico dos furtos em construção, pois o cálculo é feito de forma geral. Contudo, desde o início do ano, mais de 550 casos de furto foram contabilizados na cidade. “É importante sempre que as vítimas registrem boletim de ocorrência. A polícia precisa ter as informações necessárias para investigar esse tipo de caso”, ressalta o delegado.
Fonte: G1

Leia também: