Segundo a denúncia, Eduardo Codorna (PSL) teria feito postagem nas redes sociais com conteúdo falso envolvendo a secretária responsável pela Casa Rais.
O vereador Eduardo Vinícius Venturelli de Almeida Prando (PSL), que teve o mandato cassado em julho por causa da divulgação de notícias falsas, voltou ao cargo na Câmara Municipal de Itapetininga (SP) nesta terça-feira (9).
O parlamentar conhecido como Eduardo Codorna pôde reassumir a cadeira no Legislativo depois que a Câmara cumpriu uma ordem judicial nesta segunda-feira (8).
Segundo a denúncia que levou à cassação, o vereador teria feito uma postagem nas redes sociais em janeiro deste ano e, na publicação, escreveu que um homem foi atacado por cães da Casa Rais, espaço para atendimento de pessoas em situação de rua no município, quando estava a caminho do trabalho.
Em seguida, ainda de acordo com a publicação citada na denúncia, ele escreveu que o homem foi atropelado pela secretária de Promoção Social, responsável pelo abrigo.
Apesar disso, segundo o boletim de ocorrência, a secretária não estava no local no dia do acidente e ela alegou que a publicação causou problemas pessoais e também no trabalho.
Na época, por 14 votos a 2, além de uma abstenção e uma falta, Eduardo Cordona teve o mandato cassado, mas tinha o direito de recorrer. No fim de outubro, a Justiça concedeu uma tutela provisória de urgência que suspendeu os efeitos do decreto que cassou o mandato do vereador.