DER libera acesso de Itapetininga à Raposo Tavares; prefeitura desaprova

- Avenida foi liberada na noite de quinta-feira (14), um dia após interdição.
Segundo departamento, via é segura; prefeitura queria manter precaução.


Engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberaram a Avenida Salvador de Oliveira Leme, a Sarutaiá, durante visita a Itapetininga (SP) na noite de quinta-feira (14). A via, que é a principal ligação da cidade à Rodovia Raposo Tavares (SP-270), ficou interditada por um dia. A decisão do DER foi contra a opinião do prefeito Hiram Júnior (DEM), que queria manter a pista fechada por precaução.
Além da visita dos técnicos do DER, a avenida também foi vistoriada pelos Instituto Geológico do estado. Com a liberação, os especialistas atestam que não há riscos de desabamento da avenida.
Entenda o caso
A Avenida Sarutaiá foi interditada pela Defesa Civil na quarta-feira (13) depois de um deslizamento de terra na lateral da via. Mesmo com a interdição da, o órgão afirmou que não sabia se havia riscos de desabamento e que a ação foi feita por prevenção. Apesar da iniciativa, na quinta-feira uma equipe de TV  flagrou motoristas desrespeitando a interdição.
A via foi fechada cinco meses depois de uma obra que custou R$ 2,7 milhões aos cofres públicos pelo DER. O departamento, que é responsável pela via, reformou a via em 2015 depois do surgimento de uma cratera. No dia da interdição, o DER alegou que o trecho onde houve o deslizamento não é o mesmo em que o DER realizou obras emergenciais para contenção de erosão, e que as duas situações são completamente diferentes.
Avenida teve tráfego liberado um dia depois de ser interditada (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: