- Profundidade subiu 60 centímetros no período chuvoso de janeiro de 2015.
Água chega a portões e tetos de ranchos; passagem é feita só por barcos.
O nível do Rio Itapetininga, na zona rural de Itapetininga (SP), aumentou 4,8 metros depois das chuvas. O curso d'água transbordou e alagou casas no bairro Curuçá 2. Em 2015, no mesmo mês, o aumento foi de 60 centímetros. Os dados são da Casa da Agricultura. O alagamento de moradias foi na segunda-feira (11) e segue nesta terça (12).
A cheia do rio impressionou o aposentado Alceu da Silveira, dono de um dos ranchos invadidos pela água. O alagamento chega aos portões das propriedades e, em alguns casos, até nos tetos. “Desde que comprei, há uns cinco anos, nunca tinha visto uma enchente dessa”, comenta.
Muitos moradores estão fora das casas, já que a inundação é tão grande que o trecho só é percorrido por barco. A promotora de vendas Bernadete Oliveira mora no bairro Curuçá 1 e até tentou ver como ficou o rancho no bairro Curuçá 2 nesta terça. Mas teve que voltar, pois não conseguiu chegar ao local. “Fico assustada, porque tenho minhas coisas aqui e fico preocupada com o que tenho”, diz.
O comerciante Renê Nery já morou em uma das ruas afetadas pela água da chuva. Segundo ele, há anos se mudou para um lugar mais alto para não sofrer mais com enchentes. “Todos os anos parece que o rio avisa, ele sobe um pouco. Mas dessa vez foi demais, foi da noite para o dia que subiu uma ‘enormidade’ (sic). Eu consegui ficar lá cinco anos, depois mudei. Porque perde um monte de coisa quando acontece isso”, conclui.
fonte: G1