'Posts' de adolescente fazem sucesso em blog e se transformam em livro

- Aos 17 anos, Rafaela Orsi se tornou a escritora mais nova de Itapetininga.
'Fiz a obra quando passava por uma fase de autoaceitação', revela a jovem.


Depois de fazer sucesso em um blog, as postagens de uma adolescente se tornaram uma das obras escolhidas para participar da Bienal do Livro, realizada no início de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Com apenas 17 anos, Rafaela Orsi se tornou a mais jovem escritora de Itapetininga(SP) ao escrever o livro “Sublimes”. Segundo ela, foi uma surpresa saber que o trabalho seria apresentado em um dos maiores eventos sobre literatura no país. “Fiquei assustada, mas ao mesmo tempo feliz. O meu sonho era ir à Bienal”, afirma.
A jovem, que atualmente estuda Letras em uma faculdade, conta como surgiu a ideia de produzir a obra. “Fiz o livro quando passava por uma fase de autoaceitação. Criei os meus personagens para que eu colocasse uma característica minha em cada um deles”, revela.
No entanto, a motivação inicial para desenvolver o trabalho saiu das páginas da internet. Muito antes, os textos de Rafaela já eram acompanhados por outros jovens em um blog, onde, de acordo com a escritora, o resultado das postagens foi tão positivo que os seguidores pediam para que a blogueira fizesse o livro. “Os fãs insistiram tanto para que eu publicasse essa obra que eu resolvi ir atrás de uma editora”, destaca.
Professora de Rafaela alguns anos antes, Rosana Cristina Sarti comenta sobre as virtudes que a adolescente escondia em sala de aula. Conforme a docente, a menina ultrapassou as expectativas. “Ela era uma aluna bastante tímida, silenciosa e pouco participativa. Porém, percebia que algo se movia dentro dela. Só não sabia que era todo esse potencial”, ressalta.
Apesar de já alcançar sucesso com a primeira publicação oficial, Rafaela adianta que mais obras serão escritas em 2016. “Este primeiro livro é como se fosse uma edição de estreia. Outros dois estão por vir no próximo ano”, completa.
Adolescente vive em Itapetininga e contava histórias em um blog (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Jovem de Itapetininga teve obra apresentada na Bienal do Livro  (Foto: Reprodução/TV TEM)

fonte: g1.globo.com

Leia também: