Segundo a prefeitura, máquinas trabalhavam na obra durante o temporal que atingiu a cidade na terça-feira (1º). Vários comércios foram alagados, carros ficaram submersos e há duas pessoas desabrigadas.
O temporal que atingiu Avaré (SP) nesta terça-feira (1º) deixou comércios alagados, veículos submersos e moradores desabrigados. Durante a tempestade, parte de um prédio foi demolido e chamou atenção de moradores.
Um vídeo mostra o momento em que parte do imóvel, que pertence a uma empresa de transportes, foi demolido na Avenida Prefeito Paulo Novaes (assista acima). O prédio estava vazio e ninguém ficou ferido.
Segundo a prefeitura, a empresa que vai instalar uma loja no espaço informou ao município que o maquinário trabalhava no local no dia das chuvas, em uma "operação controlada, dentro de critérios técnicos e padrões de segurança".
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nesta terça-feira, choveu aproximadamente 80 milímetros em Avaré. Oito famílias foram atendidas pelo órgão e duas pessoas ficaram desabrigadas. Todos foram encaminhados para a Casa de Passagem.
Diante dos estragos, a Prefeitura de Avaré decretou estado de calamidade pública, que autoriza compras sem licitações e contratação de serviços assistenciais à população.
Além disso, o município poderá utilizar propriedades privadas, em situações de emergência, e desapropriar imóveis que apresentam risco de desabamentos ou alagamentos.
Estragos
A forte chuva em Avaré causou estragos principalmente na região central da cidade. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos sete ruas da área central ficaram alagadas: Rua Rio Grande do Sul, Rua Mato Grosso, Rua Pernambuco, Rua Maranhão, Rua Alagoas, Rua Major Rangel e Rua Rio de Janeiro.
Na Rua Maranhão, vários carros ficaram submersos e alguns chegaram a ser levados pela força da água.
Um vídeo mostra que um motorista conseguiu sair do carro onde estava e caminhou com a água na cintura até se abrigar na cobertura de um posto de combustível, na esquina da Rua Distrito Federal com a Rua Maranhão.
Durante a chuva, um buraco também se abriu na Rua Rio de Janeiro e "engoliu" uma moto e outros objetos. Outro vídeo mostra que moradores correram para retirar uma idosa de dentro de uma casa que fica próxima ao buraco.
Já a Rua Alagoas ficou parecendo um rio e algumas casas chegaram a ser inundadas. Uma loja de automóveis que fica no local foi tomada pela água, que atingiu as motos à venda e as mesas dos funcionários.
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas para atender as ocorrências e os moradores que tiveram casas invadidas pela água, mas não houve registro de feridos.
Em casos de emergência, os moradores devem acionar o órgão pelo número 199.
Fonte: G1