Dono de loja que teve seis motos 'engolidas' por buraco tentou salvar peças na enxurrada: 'Quase fui junto'

Morador precisou ser resgatado pelos bombeiros. Temporal em Avaré (SP) deixou vários imóveis alagados, carros submersos e pessoas desabrigadas; parte de prédio desabou.


O dono de uma loja de motos no centro de Avaré, interior de São Paulo, viveu momentos de tensão durante o temporal que atingiu a cidade nesta semana.

Durante a chuva, a força da água levou parte da rua, da calçada e o muro de uma casa na Rua Rio de Janeiro. Um buraco se abriu no local e "engoliu" seis motos da loja que estavam estacionadas na calçada (veja no vídeo acima).

"Eu tentei salvar carro, moto, mas a gente perde o controle. Chega uma hora que a gente não consegue. Eu caí, a moto me arrastou e quase fui junto para o bueiro. É desesperador", conta Flávio Coelho.

Nesta quarta-feira (2), Flávio conseguiu recuperar algumas peças que foram parar em outras ruas depois de serem levadas pela enchente. As motos engolidas pelo buraco também foram recuperadas, mas o empresário ainda não sabe se vai conseguir consertá-las.

"Ainda não consegui nem dormir. Não deu para calcular nada de prejuízo ainda. Foram levadas peças de motor, peças novas, usadas, isso que é o mais difícil. Primeiro estou pensando nos clientes, em recuperar os motores, as motos, e depois a gente vê como fica o que sobrou."

Flávio também contou que precisou ser resgatado pelos bombeiros para sair da loja na região central de Avaré. A corporação usou uma corda para retirar Flávio e um outro homem de perto do buraco em segurança (v

Segundo levantamento preliminar das Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente, choveu aproximadamente 110 milímetros na cidade em 40 minutos, na terça-feira (1º).

Oito famílias foram atendidas pela Defesa Civil e duas pessoas ficaram desabrigadas, sendo encaminhadas para a Casa de Passagem.

Diante dos estragos, a Prefeitura de Avaré decretou estado de calamidade pública, que autoriza compras sem licitações e contratação de serviços assistenciais à população. Não houve registro de feridos.

Outro vídeo também mostra que parte de um prédio desabou durante o temporal (assista acima). Além disso, um motorista foi registrado ao sair do carro que estava sendo arrastado pela enxurrada.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos sete ruas da área central ficaram alagadas: Rua Rio Grande do Sul, Rua Mato Grosso, Rua Pernambuco, Rua Maranhão, Rua Alagoas, Rua Major Rangel e Rua Rio de Janeiro.

A prefeitura informou que a tempestade de terça-feira (1º) foi uma das mais fortes registradas os últimos 20 anos em Avaré, provocando um gargalo no Ribeirão Lajeado que cruza a cidade, na altura do cruzamento das ruas São Paulo e Santa Catarina, além do transbordamento verificado no Horto Florestal, no Córrego do Cortume e no Córrego do “burrinho”.

Por causa disso, a prefeitura afirmou que está planejando ações para reparar os danos causados pela chuva, entre elas a construção de novas galerias para o escoamento das águas pluviais no centro.



Fonte: G1