Número é quase 700 vezes maior que o total de casos registrados em dezembro. Segundo a Secretaria de Saúde, aumento de casos é reflexo das festas de fim de ano.
Tatuí, no interior de São Paulo, já registrou mais de 1 mil novos casos de Covid-19 nos primeiros dias de 2022. A cidade tem população estimada de 124.134 habitantes, conforme o IBGE, e confirmou 19.672 casos de coronavírus desde o início da pandemia, sendo 461 mortes.
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura, em todo o mês de dezembro, Tatuí confirmou 147 casos de Covid. Já do dia 1º ao dia 9 de janeiro, a cidade registrou 1.099 casos, número quase 700 vezes maior do que o do mês anterior.
O último boletim de casos de coronavírus foi divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (10) e aponta 530 novos registros, um acumulado de casos confirmados na última sexta-feira (7) e no fim de semana.
De acordo com Eliana Mari de Moura, diretora de planejamento da Secretaria de Saúde de Tatuí, o aumento de casos é reflexo das aglomerações e relaxamento dos protocolos sanitários durante as festas de fim de ano.
"Isso é reflexo do nosso final de ano. As pessoas aproveitaram para viajar, muita gente saiu fora da cidade, muita gente visitou a cidade, então teve esse fluxo de pessoas indo e vindo. Aí também teve um relapso com uso de máscara, aglomerações, e a gente teve esse número excessivo de casos", afirma Eliana.
Em entrevista, a diretora reforçou a necessidade de que a população mantenha os cuidados para evitar a disseminação da Covid, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Ela disse que, no momento, a prefeitura não prevê a adoção de medidas de restrição no comércio.
Apesar do aumento no número de casos confirmados e da filas que têm se formado nos postos de saúde, a prefeitura informou que 76% da população está vacinada com as duas doses contra a Covid. Por causa disso, a taxa de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria está controlada.
Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí tem 15 leitos de UTI e três deles estão ocupados com pacientes com Covid, ou seja, a taxa de ocupação é de 20%. Já os leitos clínicos são para 22 pacientes com Covid e há cinco pessoas internadas, com taxa de ocupação de 22%.
Segundo a prefeitura, nesta segunda-feira (10), a cidade tem 24 funcionários da saúde afastados por gripe ou Covid-19.
As pessoas que tiverem sintomas gripais em Tatuí podem procurar o centro de testagem, a UPA ou o gripário que foi reaberto no último dia 5 na Santa Casa. No local, a triagem dos moradores com sintomas respiratórios está sendo feita dentro da capela do hospital.
Segundo a prefeitura, a estrutura da capela é mais confortável, já que as pessoas podem sentar nos bancos para aguardar o atendimento, e a tenda montada para o atendimento pode ter riscos com chuva e vento.