Itapeva e Ribeirão Grande informaram que aguardam a chegada de nova remessa de vacinas e que em breve divulgarão novo cronograma da campanha
Duas cidades da região de Itapetininga (SP) informaram que estão sem doses da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (21).
Itapeva
Por meio de uma nota oficial, a Prefeitura de Itapeva informou que os estoques estão vazios e que assim que o município receber uma nova remessa, imediatamente divulgará o cronograma de vacinação, mas não estabeleceu prazos.
Sobre a aplicação da segunda dose da Coronavac e da AstraZeneca, a prefeitura explicou que vai divulgar um novo cronograma nos próximos dias.
Ribeirão Grande
Em Ribeirão Grande a vacinação contra a Covid-19 também foi suspensa. A prefeitura da cidade informou que está com falta de 450 doses e que enviou um pedido ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba (SP) e ao Centro de Vigilância Estadual (CVE) solicitando mais doses.
De acordo com a prefeitura, o Governo Estadual enviou apenas 750 doses para aplicar em pessoas entre 30 e 39 anos, mas a cidade precisava de no mínimo 1.200 doses.
Secretaria Estadual de Saúde
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os municípios de Itapeva e Ribeirão Grande retiraram nas duas últimas semanas 13,8 mil e 1 mil doses, respectivamente, para vacinação dos públicos vigentes e que as cidades vão retirar mais 6,1 mil e 450 doses, na manhã desta quinta-feira (22).
A secretaria também disse que o Plano Estadual de Imunização (PEI) envia doses suficientes para o público-alvo e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o calendário estabelecido. Informou ainda que as grades são enviadas em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose, e toda distribuição de doses é feita com base em estimativas populacionais do IBGE 2020.
Segundo a Secretária Estadual de Saúde, cabe aos municípios definir as estratégias de aplicação nas pessoas em conformidade com o calendário do PEI.