Santa Casa de Itapeva cria ala para o tratamento de gestantes com Covid

 Vídeo divulgado nas redes sociais mostra enfermeira apresentando ala criada para o tratamento de grávidas que testaram positivo para o coronavírus. De acordo com a profissional, unidade de saúde tem quatro leitos dedicados para pacientes obstétricos.


Em um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta sexta-feira (26), uma enfermeira da Santa Casa de Itapeva (SP) fala que foi necessário criar uma ala separada para o tratamento de gestantes que testaram positivo para a Covid-19.

Ainda de acordo com o vídeo, além dos leitos dedicados ao tratamento das gestantes, a Santa Casa também possui outros 42 leitos dedicados aos pacientes da Covid.

De acordo com a enfermeira, foram disponibilizados quatro leitos para o tratamento de pacientes da obstetrícia.

"Houve uma preocupação constante da Santa Casa para que nós possamos assistir e receber essas pacientes com a maior segurança possível", comenta a profissional de saúde.

Intervenção administrativa

Na segunda-feira (22), o hospital passou por uma intervenção administrativa por parte da prefeitura. De acordo com o Executivo, a entidade jurídica que administra o prédio teria feito um pedido de aumento de repasse de verba que não condiz com a realidade vivida pelo município, sem detalhar como estão os gastos dentro do hospital.

Na terça-feira (23), a diretoria do hospital conquistou uma liminar que retornou a administração da unidade de saúde para o seu controle.

O mandado de segurança emitido pela 2ª Vara Judicial de Itapeva e assinado pelo Mario Sergio Tassinari considera que, "se o município questiona os comprovantes de gastos e planilhas apresentados pela entidade responsável pela Santa Casa, a medida mais razoável, num primeiro momento, sobretudo na situação delicada que passa o Estado e especialmente os municípios da região, em razão da pandemia de Covid-19, seria a promoção de uma auditoria especializada com o objetivo de averiguar o adequado emprego dos valores repassados".

O departamento jurídico aguarda a notificação oficial da prefeitura para emitir qualquer tipo de manifestação.

Itapeva soma 4.703 casos e 136 mortes confirmadas pelo coronavírus. O município é um dos que adotou medidas mais restritivas durante o fim de semana para.



Fonte: G1



Leia também: