Com exceção de farmácias, unidades de saúde e postos de gasolina, todos os estabelecimentos deverão ficar fechados para o público. Medida começa nesta quinta-feira (11).
Para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Capão Bonito (SP) decretou lockdown de cinco dias no município. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (11) e proíbe o funcionamento presencial de serviços, com exceção de farmácias, postos de gasolina e unidades de saúde.
Ainda de acordo com a prefeitura, apesar do toque de recolher, o decreto permite o funcionamento de restaurantes, mercados e açougues apenas no sistema delivery. Capão Bonito tem 1.967 casos e 60 mortes confirmadas por coronavírus até esta manhã.
Medidas restritivas na região
Outras cidades também estão com decretos mais restritivos para combater o coronavírus. A prefeitura de Itapeva (SP) anunciou nesta quarta-feira (10) que todos os estabelecimentos comerciais deverão ficar fechados entre os dias 12 e 14 de março.
A medida inclui serviços considerados essenciais, com exceção de farmácias, unidades de saúde, laboratórios e postos de combustíveis.
De acordo com a prefeitura, Itapeva ocupa a 117ª posição no ranking de isolamento social do estado de São Paulo, com uma taxa de apenas 37% da população cumprindo as normas do Plano SP.
Em Fartura (SP), as aulas presenciais estão suspensas até o dia 30 de março. Em Piraju (SP), também foi decretado toque de recolher entre 20h às 6h.
Em São Miguel Arcanjo (SP), a venda de bebidas alcoólicas poderá ser feita apenas até as 20h. Em Guapiara (SP) até o dia 19 de março, nenhum comércio vai poder funcionar com a presença de público. Atividades essenciais ou não terão de trabalhar apenas com delivery.
Atividades consideradas essenciais na fase vermelha
Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal;
Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres (diurnas e noturnas). É vedado o consumo no local;
Bares, lanchonetes e restaurantes: serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru). Válido também para lojas em postos de combustíveis; Há proibição de vendas de bebidas alcoólicas depois das 20h.
Igrejas: permitido o atendimento presencial, restrito até às 20h, e com 30% da capacidade.
Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;
Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;
Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;
Segurança: serviços de segurança pública e privada;
Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.