Segundo a prefeita Simone Marquetto, por enquanto, não há uma data e um horário para a chegada da vacina. Em Itapetininga, 19 postos serão usados para a vacinação; confira os locais.
A prefeita Simone Marquetto informou que Itapetininga (SP) está preparada para iniciar a vacinação contra a Covid-19 de 25 mil pessoas previstas para a 1ª fase, assim que as doses chegarem à cidade. O governo do estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (18) a distribuição para o interior.
O início da vacinação estava programado para 25 de janeiro, mas, segundo a prefeita, deve ser antecipada para esta semana na região. "Nós estamos preparados para antecipar de caso chegar amanhã [terça-feira] as doses, ou no dia seguinte, no mesmo dia, para que a gente possa imunizar o quanto antes a nossa população", comenta Simone.
Itapetininga possui 19 locais preparados para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19. Segundo a prefeita, a vacinação na área urbana de Itapetininga será feita das 16h às 20h. Já os pontos situados na região rural vão disponibilizar as doses à população entre às 13h e às 15h.
"Não vamos parar o atendimento nos postos de saúde, mas eles terão uma entrada diferenciada para a vacinação. É um momento que vai estar mais calmo", diz Simone.
"Muitos idosos vão acompanhados dos filhos, dos netos, que trabalham durante todo o dia. Então, estender até as 20h foi uma estratégia pra que eles possam ser levados até os postos de saúde", completa.
Nessa primeira fase serão imunizadas 25.448 pessoas em Itapetininga. Elas vão receber as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, totalizando quase 51 mil doses. A previsão é de atender os públicos-alvo de acordo com o cronograma do governo do estado de São Paulo.
A prefeita Simone Marquetto disse que as unidades de saúde não vão fechar durante a campanha de vacinação contra a doença. Haverá uma entrada diferenciada para que as pessoas recebam a dose.
Ainda conforme a prefeita, o Plano de Vacinação contra a Covid-19 conta também com toda a quantidade de insumos necessários para atender os 45 dias de campanha, desde seringas, agulhas, algodão, máscaras, sacos plásticos, entre outros materiais.
A vacinação nos postos de saúde da área urbana, onde os pacientes já são atendidos, será das 16h às 20h. Na área rural, será das 13h às 15h, exceto no Rechã, que será das 16h às 20h. Para se vacinar é obrigatório levar o Cartão SUS ou CPF.