Prefeita, vice e vereadores de Itapetininga são diplomados pela Justiça Eleitoral

 Simone Marquetto conseguiu a diplomação após uma falha no site do TRE-SP. A posse será em 1º de janeiro.


Simone Marquetto (MDB) conseguiu nesta sexta-feira (18) ser diplomada prefeita de Itapetininga pela Justiça Eleitoral para exercer o cargo no período entre 2021 e 2024. A primeira tentativa havia sido feita no dia anterior, mas um problema no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo impediu a conclusão do ato.

A diplomação também foi efetivada pelo vice-prefeito eleito Jeferson Brun (PSDB). O mesmo aconteceu com os 19 próximos vereadores da Câmara de Itapetininga.

O ato da diplomação encerra o processo eleitoral. Também habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo.

Em Itapetininga, a posse da prefeita, do vice e dos vereadores será realizada em 1º de janeiro, às 16h, na Câmara Municipal. O acesso de pessoas será limitado, por conta da pandemia. Cada parlamentar terá direito a dois convidados durante a cerimônia.

Diplomação à distância
Devido à pandemia do novo coronavírus, a diplomação dos eleitos foi feita de forma virtual. Tradicionalmente, a cerimônia é realizada de forma presencial na Câmara Municipal de Itapetininga.

O novo formato foi adotado em sintonia com a série de medidas do TSE para preservar a saúde dos eleitores, mesários e candidatos das eleições de 2020. Segundo o Código Eleitoral, no diploma está o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo ou a sua classificação como suplente.


Fonte: G1




Leia também: