TCE encontra irregularidades em farmácias da região de Itapetininga durante fiscalização

Segundo o órgão, foram encontrados em farmácias e unidades de saúde medicamentos vencidos, além de mofo nas paredes e potes de sorvete armazenados nas geladeiras.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) informou nesta quarta-feira (18) que foi realizada na região de Itapetininga (SP) uma fiscalização em farmácias, unidades de saúde e centros de abastecimentos.

De acordo com o órgão, durante a fiscalização foram encontradas farmácias onde os remédios estavam vencidos, além da falta de organização nos locais.

Em Avaré (SP), segundo o TCE, foram encontradas farmácias com medicamentos de uso controlados vencidos, embalagens terciárias, medicamentos em falta, além de garrafas de água no refrigerador.

Já em Campina do Monte Alegre (SP), os fiscais encontraram farmácias com janelas sem proteção da luz solar, o que pode causar danos aos medicamentos.

Em Conchas (SP), os fiscais encontraram no Hospital Municipal medicamentos com data de validade próxima do vencimento, além de medicamentos em embalagens terciárias na porta do refrigerador e encostados na parede.

A falta de espaço no estoque também foi um problema encontrado no hospital, segundo o TCE.
Em Itararé (SP), a Central de Abastecimentos Farmacêuticos estava com caixas de medicamentos controlados apoiadas na parede e diretamente no chão. Além disso, os fiscais constataram que havia incidência de sol diretamente nas caixas dos remédios e potes de sorvete foram encontrados armazenados nas geladeiras de medicamentos.
No Centro de Abastecimento Farmacêutico de Nova Campina (SP), os armários de medicamentos estavam sem fechaduras. Além disso, materiais e medicamentos foram encontrados encostados na parede e diretamente no piso.

Em Pereiras (SP), o Centro de Saúde da cidade estava com embalagens terciárias de medicamentos, além de uma fiação exposta.

Já em Ribeirão Branco (SP), a Farmácia Central do Hospital estava com a licença de funcionamento vencida, além de medicamentos armazenados em caixas de papelão e porta de refrigeradores com data de vencimento próxima.

No centro também foi possível encontrar paredes com umidade e mofo, além do teto sujo e arquivo-morto na farmácia ambulatorial.
O Tribunal de Contas afirmou que a partir desse levantamento será possível fazer um mapa da situação dos almoxarifados do estado, o que vai ajudar o administrador da farmácia a melhorar a gestão.

O TCE também afirmou que encontrou irregularidades na cidade de Quadra (SP) e no Centro de Saúde de Tatuí (SP), mas ainda não foram divulgados os detalhes das irregularidades.

TCE encontra irregularidades em farmácias de Itararé (Foto: Divulgação/TCE)

Fonte: G1


Leia também: