Segundo a prefeitura, casos são represados, devido à demora nos sistemas e resultados de exames. Cidade também não divulga boletins epidemiológicos aos finais de semana.
A prefeitura de Itapetininga (SP) confirmou 618 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (17). Segundo a administração municipal, os casos são represados, devido à demora nos sistemas e resultados de exames.
Até o último dia 10, a cidade estava divulgando, em média, apenas um novo caso de coronavírus por dia. No entanto, no dia 11, a prefeitura confirmou 431 casos da doença. De terça (11) até sexta-feira (14), foram 681 registros.
A prefeitura de Itapetininga não divulga novos boletins epidemiológicos aos finais de semana e, nesta segunda-feira (17), divulgou o boletim com 618 novos casos de Covid.
De acordo com a prefeitura, o aumento no número de casos não significa que todos os 1.299 casos de Covid divulgados desde terça-feira (11) foram registrados nos últimos dias.
O município explicou que "há um atraso entre o momento em que os laboratórios particulares e farmácias apontam as notificações no sistema do Governo Federal e o aparecimento para visualização dos dados pela Vigilância Epidemiológica".
Disse ainda que "o sistema do Governo Federal tem apresentado instabilidades, possivelmente como reflexo ao ataque hacker que as plataformas e dados do Governo Federal sofreram".
Além disso, a prefeitura explicou que os resultados dos exames PCR, enviados pelo Instituto Adolfo Lutz, levam em torno de 10 dias para ficarem prontos.
Desde o início da pandemia, Itapetininga registrou 17.983 casos de Covid-19, sendo 555 mortes e 16.424 pacientes curados.
Itapetininga não confirma mortes por coronavírus desde novembro. Nesta segunda-feira (17), segundo a prefeitura, a cidade tem 1.004 casos ativos da doença.