Pacientes afirmam que falta higiene e que estão sem vale transporte.
Coordenador de Saúde Mental explica que estão tomando as providências.
Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Bairro Chapadinha, em Itapetininga (SP), reclamam da falta de profissionalismo no atendimento realizado pelos funcionários da infraestrutura no local. De acordo com eles, um barracão que era usado pelos pacientes está destelhado, e as telhas e madeiras estão empilhadas há seis meses.
O Caps foi criado para atender pessoas com transtornos mentais graves que necessitam de cuidados intensivos. Porém, desde 2015 os pacientes reclamam do atendimento e da falta de médicos.
Em entrevista , o coordenador de Saúde Mental Érico Pontes afirmou que a estrutura do Caps é antiga e precisa de manutenção preventiva.
Em entrevista , o coordenador de Saúde Mental Érico Pontes afirmou que a estrutura do Caps é antiga e precisa de manutenção preventiva.
“O espaço precisa de manutenção. Já no barracão a situação é mais complexa, pois é muito grande. Estamos estudando começar a cobrir a parte principal, onde fica o palco que pode ser usado para atividades artísticas”, explica.
Em relação ao transporte público, Érico afirma que está em negociação com a empresa de ônibus para atender os pacientes. “Seguimos uma legislação em relação à ao vale transporte de graça para pessoas com transtorno mental de 2002. Por isso, estamos negociando com a empresa para garantir o vale transporte permanente para esses pacientes. Por enquanto eles têm que fazer a renovação mensal com o atestado médico que é fornecido pelo Caps”, afirma.
Quanto ao atendimento, ele ressalta que não tem conhecimento das reclamações. “Se o paciente tem alguma queixa, ele deve relatar isso na coordenação para que possamos tomar uma providência”, conclui.
Quanto ao atendimento, ele ressalta que não tem conhecimento das reclamações. “Se o paciente tem alguma queixa, ele deve relatar isso na coordenação para que possamos tomar uma providência”, conclui.
Uma das pacientes, que faz tratamento há cinco anos no local, reclama da comida e da falta de higiene. “A comida é péssima e às vezes eles colocam só um pouco. Eu não como muito, mas já vi pessoas brigarem por causa de comida. Além disso, não tem higiene. O banheiro é todo sujo, tem água no chão e tem banheiro que nem tem pia para lavar as mãos", conta.
Para chegar até o Caps, que está localizado às margens da Vicinal Benedito Pompeu de Jesus, a maioria dos pacientes precisa do transporte público. Porém, um paciente afirma que há um mês não consegue a renovação do vale transporte.
“Todo mês temos que fazer a renovação do vale transporte. Para isso pegamos um atestado e entregamos na empresa de ônibus. Eles liberavam seis créditos por dia. Porém, este mês não consegui renovar e estou tendo que pagar o vale transporte para não perder o tratamento”, afirma
Os pacientes também reclamam do atendimento realizado pelos profissionais. “Tem funcionário que é mal educado, principalmente na hora da refeição, isso é lamentável, ficamos chateados, mas não respondemos por educação”, conta um paciente, que preferiu não se identificar.
Fonte: G1