Sem carro adaptado, autoescolas de Itapetininga não ensinam deficientes

Pessoas com deficiência física têm que tentar tirar carta em Sorocaba (SP).
Dono de autoescola sugere que todas se juntem para dividir um veículo.


Nenhuma das oito autoescolas de Itapetininga (SP) tem um carro adaptado para pessoas com deficiência física, por isso, quem é deficiente e mora na cidade tem que gastar mais para tentar tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Sorocaba (SP). É o caso do aposentado Onofre dos Santos, que perdeu o movimento da perna esquerda há 42 anos após cair de um andaime de 28 metros.
“Fui nas autoescolas e eles contaram que não tem, já fui em todas, todas, e nenhuma faz, só em Sorocaba. O que vai definir quantas vezes eles [pessoas com deficiência] terão que ir para Sorocaba, é o tipo de deficiência e também avaliação do instrutor. Só assim eles  vão poder calcular quanto vão gastar”, afirma.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), não há nenhuma lei que obrigue as autoescolas atenderem pessoas com deficiência física, e que não há nenhuma restrição para quem precise tirar a carteira em outra cidade.
Uma solução possível para eliminar o problema seria as autoescolas se unirem para dividirem um carro adaptado, que é mais caro que os carros comuns, afirma o dono de autoescola Francisco Barros. Mas ele não apontou algum prazo para essa cooperação.
“É logico que existe a possibilidade de fazer o compartilhamento. Uma autoescola coloca e as outras trabalham em conjunto, inclusive outra cidade próxima pode fazer parte para dividir esse carro adaptado. Essa seria uma solução muito bacana, inteligente e que ajudaria todo mundo”, completa.
De oito autoescolas da cidade, nenhuma atende deficientes físicos (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: