Região de Itapetininga tem menos médicos do que a média estadual

Moradores reclamam da dificuldade em marcar consulta. Prefeitura de Itapetininga afirma que 102 médicos atendem na cidade.

O Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) informou que o número de médicos na região de Itapetininga (SP) é de menos de dois profissionais para cada 1 mil habitantes. Segundo o órgão, esse número é menor que a média do Estado de São Paulo, que é de quase três médicos para mesma quantidade de habilitantes.
De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, o número de médicos no município atualmente é 102 profissionais, entre eles generalistas, ginecologistas, obstetras e médicos pediatras.

Segundo a diretora do Departamento de Avaliação Miriam Akiti Rodrigues, para tentar amenizar esse problema será implantado o projeto matriciamento. "Estamos estudando para trazer o programa matriciamento, que é a especificação de médicos das unidades básicas. O AME já usa esse recurso, então não há fila de espera para exames de nefrologia, por exemplo.  No momento a contratação de médicos de concurso público está fora de cogitação. Primeiro, vamos inserir esse programa e ver se a situação melhora", explica.
Fonte: G1

Leia também: