Furto de carro em plena luz do dia em Itapetininga gera insegurança

Câmera filmou ação no Centro e registrou viatura da PM passando por ladrão.
'Sentimento de impotência', lamenta moradora que já teve a van furtada.


O furto de um carro estacionado de manhã na Rua Virgílio de Rezende, uma das principais ruas do Centro de Itapetininga (SP), causou insegurança entre moradores e pessoas que trabalham na região. O crime foi na manhã de terça-feira (21) e foi filmado por uma câmera de segurança. Uma viatura da Polícia Militar passou ao lado do criminoso durante a ação.
A diretora de escola Keli Franson, coordenadora de uma escola particular que fica na Rua Virgílio de Rezende, confirma a sensação de insegurança. “É um sentimento de impotência, porque não pode fazer nada. No momento do acontecimento você não tem para onde correr. Então a gente pede bastante policiamento nas ruas, na entrada e saída das crianças nas escolas, é muito importante”, ressalta.
Ano passado, uma van da empresa dela foi invadida e teve peças furtadas, segundo ela. “Nós tínhamos uma van ano passado, transportávamos alunos e vieram nos chamar que a van estava aberta. Chegando lá não tinha o DVD, tela de LCD, não tinha nada, em dez minutos tinham levado tudo”, conta.
A dona do carro furtado na terça-feira não quis comentar o caso por medo do criminoso. Mas a esteticista Silmara Ferreira também foi afetada pelo crime, já que agora está mais atenta. “A gente tem essa insegurança. Vejo muito pouco policial. A gente sempre tem um pouco de insegurança, mas tentamos disfarçar isso”, completa.
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP) e Polícia Militar em Itapetininga, foram registrados 47 casos de furto e roubo de veículos de dezembro de 2016 até fevereiro deste ano. É quase um furto a cada dois dias. No mesmo período ano passado, de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, foram 39 casos. Um aumento de 20%.
O capitão João Paulo Miranda, da Polícia Militar, orienta a fazer como a esteticista Silmara: ter atenção e se defender. “Instalar dispositivos de segurança, bloqueadores elétricos de combustíveis, alarme, ou até mesmo retirar a bobina. No caso das motocicletas, evite deixar ela muito tempo no bolsão de motos. Ao entrar na residência, se tiver garagem estacionar nela, mesmo se for por poucos instantes. Poucos momentos podem fazer essa motocicleta ser substraida”, recomenda.
Furto aconteceu de manhã em uma das principais ruas da cidade (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1'

Leia também: