Prefeitura de Itapetininga deixa lixo acumulado em lixão irregular

Cetesb diz que prefeitura de Itapetininga pode ser penalizada pelo acúmulo.
Lixo está sendo recolhido para aterros de Iperó e Itapevi, afirma prefeitura.



A reportagem da  flagrou o acúmulo de lixo deixado pela Prefeitura no antigo lixão irregular, que voltou a ser usado para transbordo depois que o Executivo ficou sem um espaço adequado. Porém, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) determinou que a utilização do antigo lixão da cidade para transbordo só poderia ser feita em até 10 dias e que estava proibido deixar lixo acumulado de um dia para outro, ou seja, a prefeitura é obrigada a limpar o terreno no fim de cada dia. Porém, isso não aconteceu entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9), conforme imagens feitas pela TV TEM.
A Cetesb afirmou ao  que enviou técnicos para a área para constatar o descumprimento do acordo. Diz ainda que caso seja confirmado o problema, o Executivo pode ser penalizado conforme a avaliação, podendo ocorrer, inclusive, a interdição do local. Em nota, a Prefeitura de Itapetininga afirma que há a obrigatoriedade da remoção de resíduos existentes e que o lixo recolhida da cidade vai para aterros sanitários em Iperó (SP) e Itapevi (SP).
Ainda segundo a prefeitura, o total de recolhido por dia na cidade é de 300 toneladas de lixo. Porém, menos de 150 toneladas de lixo estão sendo levadas aos aterros, segundo o secretário de Meio Ambiente, Edson de Oliveira Giriboni Júnior. “Estamos escoando por volta de umas 120 toneladas por dia. Aqui [lixão] provavelmente há em torno de 500 toneladas. Mas acredito que até o fim de semana, segunda-feira [13], no máximo, vai estar normalizado a questão do lixo no chão aqui. Não vai ter mais nada”, afirma.
Sobre a escolha em usar o antigo lixão na falta de um espaço ideal, Giriboni Júnior alega: “Aqui é uma área que já está degrada, já está contaminada, que nós precisamos apresentar um plano de recuperação. Inclusive, a prefeitura toma multa da Cetesb em não apresentar esse plano. Agora na nossa gestão a gente precisa apresentar o plano, não tem escapatória.”
Lixo fica acumulado, apesar de acordo da prefeitura (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: