Jovens de Itapetininga participam de retiros religiosos durante o carnaval

Retiros são realizados em chácaras e organizados por igrejas evangélicas.
Marchinhas de carnaval são substituídas por música gospel durante evento.


Cerca de 140 jovens e adolescentes de Itapetininga (SP) escolheram passar os quatro dias de folia em uma chácara, onde a programação é, além de brincadeiras, cultos religiosos. De acordo com o pastor Alexandre Sant’Anna, o retiro é uma oportunidade para os jovens se conhecerem e se aproximarem de Deus durante o carnaval.
 “Aqui eles passam quatro dias juntos, onde estão compartilhando o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jogando bola. Todas as atividades são realizadas em conjunto, em conexão, e isso é muito importante para eles”, afirma.
A estudante Ana Paula dos Santos Corrêa participa do retiro há 10 anos e afirma que a atividade mais importante é o culto, que é realizado duas vezes por dia. No local, as marchinhas de carnaval são substituídas por músicas cristãs. “Aqui sempre estamos cantando, louvando ao Senhor e orando. Estamos sempre em união. Então é muito bom”, afirma.
Fernando Henrique Sardella é policial militar e aproveita esses dias para se reunir com amigos. “É muito bom aproveitar essa folga para reunir a galera e jogar futebol. O pessoal se diverte bastante  e é bem melhor do que ficar em casa”, conta.
A equipe de reportagem  visitou outro retiro que está sendo realizado em uma escola na cidade. No local há 180 participantes e 10 mulheres realizam o trabalho voluntário de organizar o espaço. “É um prazer receber eles no acampamento. Saber que eles estão em um lugar bom e que podem se divertir. Então, é muito bom poder ajudar”, conta a voluntária Márcia Aparecida Pinto.
Segundo o organizador do acampamento Asaphe Miranda, para organizar o retiro os trabalhos começaram em setembro do ano passado. “É uma dor de cabeça para conseguir o espaço, arrumar as salas, mas quando chega o dia e a gente vê tudo isso pronto é uma satisfação imensa”, afirma.
Segundo organizadores, preparativos do retiro começou em setembro de 2016 (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: