Índice de acidentes diminuiu este ano em Itapetininga, afirma Guarda Civil.
Motoristas dividem opiniões sobre as rotatórias e sinalizações.
O número de acidentes de trânsito em Itapetininga (SP) caiu 60% este ano após a construção de rotatórias no município, segundo a Guarda Civil Municipal (GCM). O levantamento aponta que, de 2015 para 2016, os indíces caíram após a construção de novos sete dispositivos, principalmente na região da Vila Rio Branco. "Aqui é um local de grande trânsito de veículos e os veículos cruzavam um na frente do outro. Tínhamos muitas colisões laterais e frontais. Hoje não. Hoje cada pessoa pega o sentido de circulação que deseja de forma segura", informa a comandante da GCM Catarina Nanini.
De acordo com a prefeitura, a cidade tem 18 rotatórias em funcionamento, uma em construção e outra em fase de planejamento. A vantagem, conforme o Executivo, é que o custo é mais barato do que a implantação de semáforos. Contudo, apesar da queda do número de acidentes de trânsito, as rotatórias dividem opiniões entre os motoristas.
O dentista Waldir Siqueira, por exemplo, é um dos motoristas que reclamam das construções. “O trânsito ficou confuso para os motoristas depois da colocação de mais rotatórias. Está precisando de mais placas. Está mal sinalizada”, diz.
Já o administrador Gabriel Oliveira Fernandes acredita que é normal que alguns motoristas se confundam no início. Contudo, para ele, a construção de rotatórias foi benéfica. “O pessoal de Itapetininga já está acostumado com a rotina, quando faz um negócio diferente o pessoal se perde. Facilitou bastante o trânsito da cidade, ficou bem melhor”, afirma.
Ainda de acordo com a comandante da GCM, Catarina, o importante é que os motoristas se mantenham atentos com as sinalizações nas rotatórias. “Em todas as rotatórias essa sinalização vertical é encontrada, que é a placa ‘dê a preferência’. É importante que os condutores saibam fazer a leitura desse dispositivo. É um triangulo invertido, que indica que o condutor tem que observar quem vem à esquerda e à direita e dar a preferência para que os veículos circulem pela rotatória”, finaliza.
Fonte: G1