Prefeitos novatos refletem a despolitização, diz especialista

Sete cidades da região de Itapetininga elegeram prefeitos novatos.
'Candidaturas revelam descrédito com velhas política', diz Thais Souto.


Itapetininga e outras seis cidades da região, como Quadra (SP), Guareí (SP) , Itaí (SP),Nova Campina (SP), Tatuí (SP) e Riversul (SP), elegeram candidatos para prefeito que estão na política pela primeira vez. Segundo a cientista política Thais Souto, o acontecimento pode representar a renovação que os moradores de cada município esperam.
“Esses novos candidatos eleitos que nunca participaram de um sistema partidário refletem certo descrédito da população quanto às velhas formas de governo e políticas. O que pode ser encarado como uma despolitização. Outro fator que sintetiza esse sentimento é o alto número de votos nulos e brancos”, destaca.
A especialista comenta ainda que o fato destes nomes não possuírem experiências anteriores não representa despreparo para o cargo. “A gente entende que, não necessariamente, esses candidatos recém-eleitos estavam afastados da vida política por não pertencerem a um sistema partidário. No entanto, eles receberam o reconhecimento da população por terem legado na vida pública”, diz.
O prefeito eleito em Guareí, José Amadeu, indica que a seriedade no trabalho é a chave para uma boa gestão. “A partir do momento que se entra na prefeitura é que dá para saber quais medidas tomar. O que a gente sabe é que o governo precisa ser sério”, completa.
Para cientista política, povo se cansou dos antigos nomes da política (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: