NOTICIAS POLICIAIS .

A cidade registra mais de cinco casos de roubo ou furto a cada dia segundo levantamento. A média foi obtida a partir dos registros oficiais do governo estadual que apontam 1191 ocorrências de roubos e furtos registrados nas delegacias da cidade de janeiro a julho deste ano. Os dados também levam em conta roubo ou furto de cargas, bancos e de veículos.
De janeiro a julho, segundo dados da Secretaria de Segurança Público do Estado de São Paulo (SSP) foram registrado 928 furtos e 164 roubos na cidade. O roubo se caracteriza pela violência e ameaça à vítima. Quando não há agressão, o crime é chamado de furto. Os casos são tipificados de modo diferente no Código Penal. Segundo as estatísticas, foram registrados um roubo a banco e um de carga na cidade nos sete primeiro meses do ano.
Dentro dessas estatísticas de roubo, os assaltos a mão armada são os que mais aterrorizam na cidade. Nem as câmeras instaladas nos estabelecimentos comerciais inibem a ação dos criminosos que agem até à luz do dia. “Somos reféns dos bandidos. Eles fazem o que querem”, disse um dos moradores, em entrevista ao Correio de Itapetininga. Os crimes não têm hora para acontecer e moradores, principalmente pedem reforço da segurança na cidade, como mais policiamento e instalação de câmeras de segurança na via.
Há 15 dias, um frentista foi baleado no rosto durante um assalto a um posto de combustíveis na Vila Olho d‘água. A dupla suspeita de praticar o crime foi presa pela Polícia Militar. A vitima levou um tiro de raspão no nariz, foi socorrida, mas passa bem. Ele foi atingido após a dupla de criminosos chegar no posto em uma motocicleta e anunciar o assalto. Um deles desceu e abordou o frentista, que não reagiu. Em seguida, o assaltante apontou a arma e disparou. Segundo a Polícia Civil, em depoimento o suspeito disse que atirou sem querer. . Eles foram levados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto (SP) e responderão pelo crime de roubo.
Veículos
Neste período, foram registrados 8 roubos e 88 furtos de veículos em toda a cidade. Os veículos antigos e em bom estado de conservação são os principais alvos de furto, segundo a polícia. Eles são utilizados para retirada de peças e acessórios. Os automóveis novos são levados por bandidos para cometer crimes e venda do veículo, após adulteração do chassi.
O levantamento aponta que os órgãos de segurança conseguiram recuperar 73 dos 96 carros roubados. O número corresponde a 76% do total.O
FONTE : JORNAL CORREIO DE ITAPETININGA

Leia também: