Região de Itapetininga registrou 26 assaltos a bancos em 2016

Levantamento  aponta que aconteceram 21 furtos e 5 roubos.
Delegacias de Investigações Gerais investigam os casos, diz SSP.


A região de Itapetininga (SP) já registrou 26 assaltos a bancos desde o início de 2016, de acordo com um levantamento realizado . Do total, 21 casos foram registrados como furto e outros cinco como roubo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), todos os casos estão sendo investigados pelas Delegacias de Investigações Gerais (DIGs) e são usados meios de investigação, como escutas telefônicas, análise e cruzamento de dados, análise de imagens de câmeras de segurança e oitiva de testemunhas. Ainda não há indícios de que haja ligação entre os crimes praticados em cidades diferentes.
Conforme a SSP, o problema de ações criminosas realizadas em unidades bancárias tem sido discutido com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Governo Federal e o Exército, que passou a obrigar empresas a terem escolta para o extravio de dinamite, material geralmente utilizado pelos ladrões. Outra medida tomada foi o mapeamento de caixas eletrônicos, o que dá mais eficiência ao esquema de policiamento.
Em nota, o Deinter-7 de Sorocaba (SP) afirmou que a Polícia Civil prendeu 87 pessoas envolvidas e relacionadas com esse tipo de crime de 2013 a 2016. A orientação da Polícia Civil para as delegacias das cidades onde esse tipo de crime vem acontecendo é para que o local seja preservado até o comparecimento da perícia e de policiais da DIG para início das investigação.
Ataques recentes
Nesta quarta-feira (27), uma quadrilha armada com fuzis e pistolas assaltou uma agência do Banco Bradesco, em Manduri (SP). De acordo com a Polícia Militar, durante troca de tiros com os criminosos, um morador de 66 anos foi baleado e, em seguida, precisou ser levado à Santa Casa de Cerqueira César (SP). O sistema de monitoramento de um estabelecimento registrou a chegada dos criminosos em frente à agência.
m dia antes, na terça-feira (26), homens tentaram furtar a agência do Banco do Brasil em Conchas (SP). Câmeras também flagraram a movimentação dos criminosos. Foi o terceiro ataque contra unidades bancárias na cidade este ano. Os dois primeiros aconteceram em janeiro e fevereiro.
Nesta segunda-feira (25), mais de 20 homensexplodiram caixas eletrônicos de duas agências bancárias em Itararé (SP).  O circuito de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Itararé (SP) registrou a ação dos criminosos. Nas imagens, que foram divulgadas, é possível observar que  homens encapuzados e armados, aparentemente com fuzis, chegam em frente dos bancos às 3h04 em dois carros, sendo um na cor preta e o outro branco. Dois homens saem até do porta-malas de um dos veículos. Em seguida, eles se dividem para assaltarem as agências e o carro preto vai embora.
Em 1º de julho, um grupo armado com fuzil assaltou a agência do banco Mercantil do Brasil na área central de Itapetininga. Um cinegrafista amador registrou o momento em que os ladrões chegaram ao local. O grupo levou  R$ 700 mil.
  •  
Criminosos assaltaram agência bancária em Manduri (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)





































Fonte: G1

Leia também: