Problema acontece nos bairros Jardim Fogaça e Vila Rio Branco.
Em nota, a Vivo diz que enviará equipe técnica para executar os reparos.
Moradores dos bairros Jardim Fogaça e Vila Rio Branco, em Itapetininga (SP) reclamam que há fios soltos e caídos pelas ruas dos bairros e que oferecem riscos. Para a empregada doméstica Claudineia Ramiro, a situação em alguns pontos é inaceitável. “É um desleixo e falta de atenção. A gente nunca sabe. Pode ser um fio de alta tensão ou de qualquer outra coisa”, afirma.
A dona de casa Marismene Aparecida de Oliveira conta que, para evitar que ela ou seu animal de estimação tomem choque enquanto passeiam, ela prefere caminhar no meio da rua. “Tem que vir pela rua porque os fios estão na calçada e pode enroscar na pata do meu cachorro ou na gente”, comenta.
Na frente da casa da diarista Zilda Aparecida Rodrigues, na avenida Fogaça de Almeida Neto, Jardim Fogaça, parte da fiação elétrica está enroscada. “Pagamos os impostos. Então, temos direito de ter algo mais arrumado. Na hora de exigir os impostos eles cobram. Deveria ter mais organização”, reclama.
Para o microempresário Edivan Palomeque da Silva a situação é perigosa. "De repente uma criança pode mexer e acontecer algo que não deveria”, afirma.
De acordo com o engenheiro Luiz Carlos Valério de Oliveira, as empresas que oferecem serviços de telefonia e TV a cabo pagam uma taxa de ocupação para ocupar o poste da companhia de eletricidade. Contudo, a concessionária de abastecimento de energia não fiscaliza as condições.
“A fiação abaixo do braço de iluminação pública pertence às empresas de telefonia e TV a cabo. O risco é de que um caminhão enrosque e venha puxar os cabos e quebrar os postes por consequência. O que provocaria a interrupção do abastecimento de energia elétrica, além da possibilidade de causar acidentes”, explica.
Ainda conforme o especialista, os moradores devem avisar sobre os problemas de fios soltos e caídos com urgência para que sejam rapidamente resolvidos. “A própria população, se identificar algum problema, pode entrar em contato com a empresa. A gente orienta que as pessoas fiquem o mais distante possível e avisem sobre o problema para a empresa fornecedora de energia”, completa.
Em nota, a concessionária de telefonia Vivo informou que mantém a Central de Atendimento 103 15 disponível ao público. O dispositivo funciona o dia todo. A empresa esclareceu que, ao identificar o problema, envia uma equipe técnica ao local para executar os reparos da rede dentro do menor prazo possível.
Fonte: G1