Segundo imobiliária, em comparação com início de 2015 houve 20% a mais.
'Quem quer vender tem que reduzir, e isso melhorou o mercado', diz gerente.
O preço dos imóveis à venda caiu devido à crise e fez aumentar o número de compras em Itapetininga (SP), diz uma imobiliária da cidade. De acordo com a gerente de vendas da empresa, Rosamaria Aguiar de Campos, em comparação com 2015, o crescimento no primeiro mês de 2016 chegou a 20%. “Quem quer efetivamente vender tem que fazer alguma redução. E isso acabou por melhorar o mercado”, ressalta.
Com o preço mais baixo, quem tem dinheiro guardado resolveu investir. É o caso da comerciante Marisa Bastos, que depois de meses economizando encontrou a casa que queria e já deu um jeito de comprar. “A casa é muito boa, um terreno enorme, o preço está bom. E a gente está precisando, então deu certo”, conta.
A gerente de vendas Rosamaria ainda garante que o setor de aluguel não apresentou queda. “As pessoas que procuram o aluguel não são apenas aquelas que precisam de imóvel para morar. Também para por seu negócio, uma pessoa que venha por pouco tempo à cidade, ou quem não está em condições neste momento de fazer um financiamento”, explica.
Além das opções de compra e aluguel, os financiamentos pelo programa Minha Casa Minha Vida ainda continuam em alta, diz a gerente de vendas. Em um residencial no município, por exemplo, 70% das casas já estão vendidas.
O corretor de imóveis Eduardo Coelho é um dos responsáveis em atender os clientes. Ele conta que grande parte está mais exigente, e o preço precisou ser reduzido. “Se programar, porque hoje em dia a pessoa não tem conhecimento e acha que é impossível. Mas é algo tão simples, a única coisa a se fazer é se programar com questão da entrada, da documentação. Hoje ela não pode ser esse dinheiro guardado, mas daqui a dois, três ou cinco anos ela terá.”
Fonte: G1