Atraso de correspondências gera problemas a moradores de Itaberá

Morador da Vila Santa Maria conta que não recebe carta há três meses.
Correios defendem que falhas são pontuais e culpa sobrecarga na unidade.


A entrega de correspondências está atrasada em alguns bairros de Itaberá (SP), o que tem gerado transtorno aos moradores. De acordo com o funcionário público Juarez Ferreira, que mora na Vila Santa Maria, há três meses ele não recebe uma correspondência e relata que está sofrendo prejuízos. Em nota, a assessoria dos Correios informou que o problema é devido à sobrecarga de carga postal recebida pela unidade local.
“Eu tive que dar um jeito de pagar no banco para não ter juros por causa da demora. Além disso, tive que cancelar as assinaturas de revistas. Muitas pessoas na cidade sofrem a mesma situação e estão sendo prejudicadas”, reclama.
Além de Juarez, o comerciante João da Cruz Cerdeira também sofre com os atrasos das correspondências. Segundo ele, das 42 duplicadas, metade chegou depois do prazo de vencimento e, por conta do atraso, precisou pagar R$ 240 de juros e multas.
Uma das contas do comerciante mostrada , por exemplo, foi postada no dia 18 de março e entregue pelos Correios no dia 21 de abril, 15 dias depois do vencimento, que era 7 de abril. “É que eu não tenho como provar que está chegando com atraso. As correspondências chegam e eu não preciso assinar nada. Eu abro e vejo o atraso. O duro é que tenho que pagar os juros e multas, pois senão o fornecedor também não vai entregar minhas mercadorias”, lamenta.
Ainda de acordo com Cerdeira, o pagamento de juros e multas foi feito pelo terceiro mês seguido. “Antes eles entregavam de poucas em poucas duplicatas, mas era todo dia. Agora, a entrega acontece uma vez a cada 15 dias. Além das duplicatas em atraso, há aquelas que a gente não fica sabendo, que vai para o cartório e onde tem um custo bem maior. Eu comentei sobre o atraso com um carteiro e ele me falou que o atraso é porque há poucos funcionários”, afirma.
Em nota, os Correios afirmaram que existem atrasos pontuais nas entregas de objetos postais na cidade de Itaberá devido à sobrecarga de carga postal recebida pela unidade local de distribuição. Contudo, a distribuição domiciliar tem sido feita diariamente na cidade. Para minimizar os impactos à população, os Correios estão aplicando medidas como redistribuição da carga, disponibilidade de recursos, como veículo para entregas, e, quando necessário, apoio de empregados de outras unidades e cidades.
Ainda segundo a empresa, os Correios permanecem à disposição da população pelo Fale com os Correios, pelo site ou pelo telefone 0800 725 0100. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 14h.
Comerciante João Cerdeira teve que pagar R$ 240 só de juros (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: